Filtrar


Questões por página:

Ao longo de sua obra, Freud observa a compulsão à repetição de sensações desprazerosas que comparecem em determinados fenômenos da vida mental, entre os quais, na transferência, na neurose traumática e nas brincadeiras infantis.


Com efeito, em 1920, ele lança mão de um novo dualismo pulsional, a saber:

mostrar texto associado
Levando em consideração o caso clínico 1A1-I e as contribuições freudianas e lacanianas, assinale a opção correta.

Segundo Freud, o assassinato do pai da horda primitiva deu origem à lei universal que funda a civilização, cujo crime primordial interdita a endogamia e abre caminho para as identificações que organizam os grupos sociais.


No ato de instauração da lei, surge a instância psíquica chamada

No campo da clínica psicanalítica, Freud identificou certo fenômeno no qual os sentimentos do paciente para com o analista seriam manifestações de uma relação recalcada com imagos parentais. Tal fenômeno foi inicialmente concebido como uma resistência ao tratamento, para depois ser visto como sua principal força motriz, inscrevendo-se no centro da direção da cura.


Esse fenômeno chama-se

Indique o autor que pesquisou as tradições ocidentais que lidavam com o desenvolvimento da consciência. Ele estava especialmente interessado nos símbolos e conceitos usados para descrever este processo. Ele analisou os tratados alquímicos como representações da mudança interna e da purificação, dissimuladas em metamorfoses químicas e mágicas. A transformação de metais básicos em ouro, por exemplo, pode ser vista como uma metáfora para a mudança da personalidade e consciência no processo de individuação. Os conceitos de introversão e extroversão foram bastante utilizados e identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição.