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De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases do desenvolvimento:
I. A fase oral se caracteriza nos primeiros anos de vida do bebê. O mesmo, através da necessidade de sucção e da amamentação, desenvolve a sua libido concentrada na área erógena da boca, lábios e língua. Dessa forma, as primeiras percepções do bebê são de ordem sensorial.
II. A fase anal essa fase é importante para a compreensão da sexualidade, pois é nessa fase que a libido passa da área erógena da boca para a área erógena do ânus. È nessa fase que começa o controle dos esfíncteres e a satisfação antes sentida pela sucção passa a ser substituída pela retenção das fezes.
III. A fase fálica nessa fase, a libido é deslocada para a área erógena dos órgãos genitais, para a glande nos meninos e o clitóris nas meninas. Nessa fase, ocorre o grande interesse na manipulação dos órgãos sexuais. A criança, nessa fase não sente vergonha e sente satisfação ao se despir ou mesmo andar nu pela casa.
IV. Período da latência, descrito por Freud, há uma espécie de diminuição ou hibernação da libido por parte da criança. No entanto, a libido, a sexualidade nessa fase são redirecionadas para outras esferas da vida da criança, principalmente para os aspectos intelectuais e sociais. Esse redirecionamento ocorre com a resolução do complexo de Édipo e ocorre através do processo chamado por Freud de sublimação.
V. A fase genital se caracteriza enquanto o desenvolvimento completo, onde o sujeito está apto para a plena atividade da vida adulta, onde terá perpassado pelo desenvolvimento e transformações corporais, biológicos, afetivos e sociais. Portanto, as contribuições de Freud sobre a sexualidade são de extrema importância, uma vez que, a mesma está presente na vida do ser humano desde o nascimento até a morte.
Está correto o que se afirma em:

Acerca das Teorias da Personalidade, é INCORRETO afirmar que:


Sobre a estrutura da personalidade, as observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas; e, os modos de enfrentar situações sociais frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique; analise-os. I. Id: contém tudo que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição – acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas; é a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo quanto aos efeitos do ego e do superego. II. Ego: parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê torna-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade. III. Superego: última parte da estrutura que se desenvolve, não a partir do id, mas a partir do ego. É o depósito de códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observação e formação de ideias. Estão corretas as afirmativas
O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, a partir de 1913, consolidou sua diferença com a teoria freudiana e construiu a psicologia analítica. Sobre essa teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.
“De acordo com a Psicanálise Freudiana, podemos afirmar que à medida que um bebê se transforma numa criança, uma criança em adolescente e um adolescente em adulto, ocorrem mudanças marcantes no que é desejado e em como estes desejos são satisfeitos. As modificações nas formas de gratificação e as áreas físicas de gratificação são os elementos básicos das fases de desenvolvimento. Freud usa o termo fixação para descrever o que ocorre quando uma pessoa não progride normalmente de uma fase para outra, mas permanece muito envolvida numa fase particular. Uma pessoa fixada numa fase preferirá satisfazer suas necessidades de forma mais simples ou infantil, ao invés dos modos mais adultos que resultariam de um desenvolvimento normal. Estas seriam as fases psicossexuais do desenvolvimento: oral, anal, fálica e genital.” Com base na afirmação anterior, assinale a alternativa INCORRETA.