Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Ao fim do debate apresentado na situação hipotética 6A1-I, o ponto de concordância entre Ana e João se apoia nas teorias de
É evidente que uma das diferenças fundamentais entre a psicanálise e as terapias não-psicanalíticas consiste no fato de empregar-se ou não a metapsicologia freudiana, ou de origem freudiana, para compreender o processo terapêutico. Mas a psicanálise não é só a metapsicologia; ela possui um método clínico que, na História do Movimento Psicanalítico (1914), Freud caracterizou por quatro elementos, sendo assim é CORRETO afirmar que são:
Freud (1856-1939) tinha formação em neurologia, mas abandona o laboratório de fisiologia e se dedica à clínica psicanalítica. Ao receber em sua clínica certos pacientes, Freud se defrontou com a falta de instrumental neurológico para responder ao sofrimento deles. Nesses pacientes, a medicina tradicional não reconhecia a existência de uma doença, pois não podiam identificar neles lesões orgânicas, considerando ilegítimo o sofrimento desses sujeitos. Mas Freud lançou-se a ouvir o sofrimento desses pacientes e a tratar seu sintomas como resultado de uma dinâmica psíquica. É CORRETO afirmar que Freud define como o objeto de estudo da psicanálise:
Os conceitos tópicos de consciente e inconsciente cedem lugar a constructos psicanalíticos, que constituirão o modelo dinâmico da estrutura da(o):
O autor cujo trabalho passa a ser o primeiro caso clínico a ser tratado dentro do modelo que daria origem à Psicanálise, foi: