Filtrar


Questões por página:
Freud (1856-1939) tinha formação em neurologia, mas abandona o laboratório de fisiologia e se dedica à clínica psicanalítica. Ao receber em sua clínica certos pacientes, Freud se defrontou com a falta de instrumental neurológico para responder ao sofrimento deles. Nesses pacientes, a medicina tradicional não reconhecia a existência de uma doença, pois não podiam identificar neles lesões orgânicas, considerando ilegítimo o sofrimento desses sujeitos. Mas Freud lançou-se a ouvir o sofrimento desses pacientes e a tratar seu sintomas como resultado de uma dinâmica psíquica. É CORRETO afirmar que Freud define como o objeto de estudo da psicanálise:
Os conceitos tópicos de consciente e inconsciente cedem lugar a constructos psicanalíticos, que constituirão o modelo dinâmico da estrutura da(o):
O autor cujo trabalho passa a ser o primeiro caso clínico a ser tratado dentro do modelo que daria origem à Psicanálise, foi:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, um diagnóstico baseado nos rótulos nosológicos oriundos da psiquiatria clássica, sem uma compreensão psicodinâmica, de nada serve ao propósito do diagnóstico gestáltico, uma vez que facilita e viabiliza uma melhor percepção do processo e do indivíduo. II. Segundo Freud, o ego seria o sistema original da personalidade, ligado às ações primárias e às pulsões inconscientes, ou seja, as satisfações e prazeres corporais. O id, por sua vez, é o lado racional, que obedece aos princípios da realidade, controlando os impulsos do ego. O superego é o lado da personalidade responsável pelos valores sociais e morais. É o superego que determina os impulsos instintivos do indivíduo.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A neuropsicologia é uma especialidade que atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso de conhecimentos pragmáticos angariados pelas neurociências (como a oncologia e a biologia) e pela prática clínica, com metodologia estabelecida experimental ou clinicamente. II. A teoria da personalidade é também conhecida como teoria psicanalítica da personalidade, devido à psicoterapia – prática defendida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud. Para Freud, toda ação é movida por forças internas, que estão diretamente ligadas ao prazer e determinadas pela genética, ou seja, para ele, o desenvolvimento da personalidade é regido por um fator químico chamado de libido.
Marque a alternativa CORRETA: