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Leia o trecho a seguir e reflita sobre a função social da escola pública.

A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados,2011, p.14.

Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.
A Educação, neste método, é tecida em conjunto por alunos e professores, frente aos exercícios da leitura e da escrita praticadas exaustivamente nas aulas. Assim, mestres e aprendizes atuam juntos na construção do conhecimento, assessorados pela incidência da problemática social mais atual e pelo arsenal de saberes já edificados, patrimônio intransferível do ser humano.

O texto se refere a:
As atribuições da educação e, consequentemente, da função social da escola sempre foram perpassadas por vários olhares. No entanto, ressignificar a função social da escola voltada para a formação integral do aluno tem sido um desafio político institucional frente ao atual contexto histórico emergente que vem exigindo mudanças não somente em sua estruturação, mas principalmente, no compromisso com a realização plena do ser humano, alcançada pela democratização participativa.
SANTOS, Emina Márcia Nery dos; LIMA, Francisco Willams Campos; VALE, Cassio. Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n.54, p.1-18, e8338, jul./set.2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8338.
O fragmento acima faz referência à função social da escola em resposta ao novo cenário da sociedade contemporânea, cujas condições estruturantes são:
I. Democratização. II. Inclusão. III. Neutralidade curricular. IV. Educação integral. V. Promoção da formação continuada da comunidade educativa.
Está correto apenas o que é afirmado em:
Historicizar o papel da instituição escolar através das especificidades de cada contexto é compreender as múltiplas interpretações nos campos social, da cultura e da educação. O que consiste relançar um olhar analítico sobre a função social da escola, mediante os desafios impostos pela contemporaneidade e a ressignificar sua tarefa educativa como intervenção na realidade e como instrumento de transformação para atender as demandas da dinamicidade à vida em sociedade.

Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riuf c/39125/1/2013_eve_rlfreitas.pdfAcess o em: 12 nov.2023. (adaptado)

Considerando o texto-base e os pressupostos sobre a função da escola no contexto contemporâneo, avalie as afirmações a seguir.

I. Pautar o trabalho educativo no desenvolvimento da capacidade e habilidade do pensamento do aluno formando atitudes, valores e a realização como cidadão, conhecendo suas limitações e possibilidades de transformação.

II. Substanciar a luta pelo acesso e permanência no processo de escolarização através dos parâmetros análogos e articulados com os interesses dominantes.

III. Favorecer a aprendizagem de conceitos, teorias, desenvolver capacidade e habilidade de pensamento, formar atitudes e valores objetivando a realização dos alunos como pessoas e profissionais-cidadãos.

IV. Asseverar a formação dos alunos como cidadãos capazes de se posicionar consciente e criticamente diante das situações-problemas vividos.

V. Propiciar a formação integral do aluno, o qual tenha acesso ao conhecimento culturalmente produzido pela humanidade e que possa posicionar-se criticamente diante da realidade em que está inserido.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Contemporaneamente, exercer a docência em um contexto crítico, reflexivo e histórico requer reflexões sobre suas funções para além da simples transmissão de conhecimentos. O que elucida, pensar a atuação docente intermediada por variedades de planejamentos imprescindíveis às propostas educativas. Nessa lógica, o planejamento como um ato pedagógico através do qual configura a maneira filosófica, política, científica e operacional revela uma forte ferramenta que poderá conferir legitimidade às mudanças propostas.


Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/399/196. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)


Tendo como referência o planejamento à priori de toda prática docente, avalie as afirmações a seguir.


I. No contexto específico do ensinar, exige do professor a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento de seu trabalho compreendendo com clareza cada uma de suas fases: planejar, executar, avaliar.


II. Como prática docente, o planejamento é um ato político que provoca atitudes pedagógicas, técnicas, políticas e humanas.


III. No eixo do aperfeiçoamento docente, planejar é condição básica que requer, apropriação teórica dos conteúdos, reflexão da própria experiência, análise do quadro da realidade dos sujeitos envolvidos no processo e das influências políticos pedagógicas da instituição escolar.


IV. No escopo da função social da escola, a intencionalidade no ato de planejar requer por parte do professor uma postura de neutralidade sobre o contexto filosófico, político e cultural.


V. No âmbito escolar, planejar as atividades pedagógicas de forma coletiva e participativa implica interação, integração e colaboração, ao tempo que exige respeito e habilidade para lidar com o outro em suas múltiplas dimensões.


É CORRETO apenas o que se afirma em: