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A avaliação, enquanto reflexão crítica sobre a realidade deveria ajudar a descobrir as necessidades do trabalho educativo, perceber os verdadeiros problemas para resolvê-los. Diz-se que a avaliação é feita para mudar. Avalia-se tanto, investe-se tanto tempo com provas e notas, e, no entanto, as coisas não mudam.Por que a avaliação não está ajudando a mudar as necessidades do trabalho educativo no que se refere ao processo de ensino aprendizagem?
I- Equívoco do referencial da avaliação (Referente): O referencial assumido pelo avaliador é decisivo, pois tudo influencia: o objeto a ser avaliado, o conteúdo (confecção do instrumento), a forma (aplicação) e o juízo. II- Equívoco no Objeto de aplicação (Referido): É pratica comum avaliar-se apenas o estudante, o que significa um foco equivocado no objeto da avaliação, dado que impossibilita a percepção do problema na sua totalidade. III- Equívoco na articulação da Avaliação: Busca-se mudar a avaliação de maneira isolada, sem articulá-la com a mudança da metodologia de trabalho em sala de aula.
É CORRETO o que se afirma em:
A avaliação da aprendizagem apresenta reflexões constantes nos ambientes educacionais. A avaliação aparece em vários marcos legais, os quais recomendam acerca da procedência de todos os envolvidos nesse processo, prezando pela qualidade do Ensino e aprendizagem. No art.13 da Lei de Diretrizes e Bases entre as responsabilidades dos docentes principalmente nos itens III a V, que preconizam que os professores incumbir-se-ão de: III - zelar pela aprendizagem dos alunos; IV- estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Quanto ao processo de avaliação é CORRETO afirmar que:
Questão Anulada

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

A avaliação da aprendizagem pode assumir diversas funções, como a diagnóstica, a formativa e a somativa, ocorrendo, preponderantemente, antes, durante e depois do processo formativo.

Analise as afirmativas abaixo sobre o ensino colaborativo na educação.


1. Este ensino parte de uma parceria entre os professores de educação regular e os de educação especial.


2. O ensino colaborativo possibilita a adoção de um método único de avaliação.


3. A formação contínua e o desenvolvimento dos professores é essencial para o ensino colaborativo.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem, julgue o próximo item.


A concepção formativa da avaliação considera os erros e acertos do aluno como ponto de partida para uma investigação docente, que orienta a ação pedagógica.