Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'SETOR TERCIÁRIO NO BRASIL' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Algumas mudanças tecnológicas em outros setores favoreceram a terceirização da economia. A mecanização e a robotização cada vez maiores da agricultura e da indústria, por exemplo, transferiram e concentraram toda a mão de obra nacional no setor terciário, afirma o texto.
II. O setor terciário vem ganhando cada vez mais atenção no Brasil, haja vista que é o que mais cresce tanto na produção de riquezas quanto na geração de empregos, de acordo com o texto.
III. O texto destaca a importância de não se confundir os termos “terciarização” e “terceirização”. O primeiro representa o crescimento do setor terciário, ao passo que o segundo designa a transferência de serviços e mão de obra de uma organização para outra, geralmente por contratação.
Marque a alternativa CORRETA:
“O neoliberalismo, em um primeiro momento, é uma teoria das práticas econômico-políticas que propõe que o bem-estar humano possa se desenvolver melhor pela liberação das habilidades e liberdades empreendedoras individuais dentro de uma estrutura institucional caracterizada por fortes direitos de propriedade privada, mercados livres e livre comércio. O papel do Estado é criar e preservar uma estrutura institucional apropriada para tais práticas. O Estado tem de garantir, por exemplo, a qualidade e integridade monetária.”
Fonte: HARVEY, David. A Brief History of Neoliberalism. Reino Unido: Oxford,2007. p.02.Tradução de MONTEIRO, NewtonPaulo. ]

Com base no texto, são caracterizadas práticas neoliberais, os/as
A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) é um bloco criado no México, em 2010, que reunia 33 países. A oficialização do grupo ocorreu em 2011.
O Brasil havia deixado o bloco há dois anos. No entanto, no dia 5 de janeiro de 2023, o Ministério das Relações Exteriores informou o retorno do país ao bloco.

Como objetivo desse bloco, pode-se citar:
A Conferência do Clima das Nações Unidas que reúne governos do mundo inteiro, diplomatas, cientistas, membros da sociedade civil e diversas entidades privadas com o objetivo de debater e buscar soluções para a crise causada pelo homem é conhecida pela sigla:
Leia o fragmento a seguir.
“A técnica, esse intermediário entre a natureza e o homem desde os tempos mais inocentes da história, converteu-se no objeto de uma elaboração científica sofisticada que acabou por subverter as relações do homem com o meio, do homem com o homem, do homem com as coisas, bem como as relações das classes sociais entre si e as relações entre nações. A brutalidade das transformações ocorridas na totalidade do mundo, no curso dos últimos trinta anos, impede-nos de pensar que o passado, embora próximo, seja ainda dominante. Trata-se de uma fase inteiramente nova na história da humanidade.”
(Extraído de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem.5. ed.,1. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,2007 [1982], p.16).
Sobre as características do período tecnológico, assim denominado por Milton Santos em “Pensando o lugar do homem”, analise as afirmativas a seguir
I. As empresas transnacionais foram o grande veículo de afirmação histórica do período. II. O impacto da tecnologia acarretou em uma diminuição do consumo em escala mundial. III. As atividades primárias se converteram na fonte essencial de dominação e acumulação.
Está correto o que se afirma em