Filtrar


Questões por página:
O Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) e a Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, na sigla em inglês) são acordos de livre comércio assinados recentemente, que envolvem os países indicados na imagem a seguir.
38.png (412×210)
A respeito da importância e do contexto da criação desses acordos de livre comércio, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O formato original do TPP englobava 40% do PIB mundial e 20% do comércio. ( ) O RCEP teve como um dos seus resultados reaproximar a China e o Japão, rivais geopolíticos históricos. ( ) O RCEP é uma resposta chinesa à criação do TPP, iniciativa de livre comércio forjada pelos Estados Unidos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
O capitalismo é o sistema socioeconômico que se desenvolveu na Europa com a crise do feudalismo e se expandiu econômica e territorialmente pelo mundo a partir do século XVI. Desde então, vem se transformando: passou por diversas etapas marcadas por características diferentes principalmente no que tange às relações de produção e de trabalho. Sobre as características de cada etapa do capitalismo, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pode-se afirmar que o sistema capitalista é marcado por diversas fases. A primeira, chamada de capitalismo mercantil, foi marcada pela ascensão do liberalismo – que criticava o absolutismo e defendia, no plano político, a democracia representativa.
( ) O capitalismo industrial tem como país pioneiro a Inglaterra, em meados do século XVIII. Nesse período da história capitalista, figuras como Adam Smith (economista escocês) e David Ricardo (economista inglês) tornam-se peças importantes na estruturação teórica do modelo econômico – com um sistema que privilegiava a livre iniciativa e livre concorrência.
( ) Com o início da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Informacional, o capitalismo atingiu seu período informacional. Essa nova etapa começou a se gestar no pósSegunda Guerra, mas se desenvolveu sobretudo a partir dos anos 1970 e 1980, quando, gradativamente, disseminaram-se empresas, instituições e diversas novas tecnologias.
( ) A quarta fase do capitalismo, reconhecida por muitos como Capitalismo Informacional, apresenta a ascensão de uma doutrina econômica conhecida como Keynesianismo – que criticava o pensamento econômico clássico e o princípio da “mão invisível”, do suposto equilíbrio do mercado e, por isso, defendia a intervenção do Estado na economia, a fim de evitar crises como a de 1929.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“Resultado da especialização integrada dos espaços produtivos, como aqueles dos Estados-nações, em função das vantagens comparativas ou do nível de desenvolvimento tecnológico e do tipo de exploração capitalista da força de trabalho em cada região do planeta”.

(Haesbaert, R.; Porto-Gonçalves, C. W. A nova des-ordem mundial,2006, p.148)

A definição apresentada no excerto corresponde ao conceito de
“Os conceitos de ___________ e ___________ acham-se intimamente ligados quando nos referimos ao período histórico que se inicia em meados do século XIX. Ambos expressam, em primeiro lugar, a expansão do capitalismo baseado na industrialização crescente (a chamada segunda Revolução Industrial) e na reprodução ampliada do capital, assumindo cada vez mais (especialmente a partir do final do século) a sua forma monopolista. Em segundo, manifestam o caráter dessa expansão, que é simultaneamente um notável crescimento (acompanhado da concentração e centralização) de capitais industriais e bancários em poucos países e a sua desigual internacionalização”.
(Costa, W. M. Geografia política e geopolítica – Discursos sobre o território e o poder,2010, p.59)

As lacunas são preenchidas, sequencialmente, pelos conceitos de:
Uma das principais formas de expressão da cidadania em um país é a condição de sobrevivência, com dignidade, de uma família. No Brasil, esta expressão está presente em leis como a que instituiu o