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Sabendo que o volume de um prisma de base quadrada é igual a 54 cm³ e que a altura do prisma é igual ao dobro da raiz quadrada da área de sua base, é correto afirmar que cada lado da base quadrada do prisma mede:
Em um cone reto, o raio da base, a altura e a geratriz, nessa ordem, formam uma progressão aritmética. Logo, a planificação da superfície lateral desse cone é um setor circular, cujo ângulo central, em radianos, é igual a:
Espera-se que, ao finalizar o Ensino Fundamental, um aluno desenvolva habilidades que o permita identificar situações de utilização da Matemática para obter soluções de problemas. Uma dessas habilidades está assim descrita no texto da BNCC:
“Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.”
A habilidade descrita acima está relacionada a um objeto de conhecimento do seguinte ano do Ensino Fundamental:
A figura a seguir mostra um tetraedro regular VABC, cujo volume é igual a Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão
Se o ponto O representa o centro da baseABC, a área do triângulo VOA, em cm², corresponde a:
Considere o quadrilátero convexo ABCD, representado a seguir, e admita que os pontos E e F pertençam, respectivamente, aos segmentos AF e CB. Imagem associada para resolução da questão
Se AF e CE representam, respectivamente, as bissetrizes dos ângulos A e C, a medida, em graus, do ângulo x é