Filtrar


Questões por página:
No SQL Server, para resolver problemas de concorrência em ambiente de alta carga transacional, um DBA precisa escolher o nível de isolamento adequado.
O nível que permite leitura de dados não confirmados de outras transações, potencialmente causando dirty reads, é:
No SQL, o conceito que agrupa um conjunto de operações de banco de dados como uma unidade lógica de trabalho, permitindo confirmação (COMMIT) ou reversão (ROLLBACK) completa, é denominado
Considere o contexto a seguir:
Em um sistema bancário, um cliente realiza uma transferência de R$ 500,00 da conta A para a conta B. No sistema, essa operação envolve duas instruções em Linguagem SQL: a primeira realiza o débito na conta A, enquanto a segunda realiza o crédito na conta B. Ambas as instruções são executadas dentro de uma transação. Nesse contexto, considere as sentenças a seguir sobre os níveis de isolamentos nesse processo de transferência:

I- Caso o nível de isolamento da transação de transferência seja repeatable read, o saldo da conta B irá variar entre duas consultas na mesma transação.

II- Caso o nível de isolamento da transação de transferência seja serializable, a execução sequencial completa das transações será simulada, evitando todos os tipos de anomalias, incluindo phantom reads.

III- Caso o nível de isolamento da transação de transferência seja read committed, ele garante que uma transação sempre verá a mesma versão dos dados durante toda a sua execução, impedindo non-repeatable reads.

IV- Caso o nível de isolamento da transação de transferência seja read uncommitted, uma transação pode ler o saldo de uma conta mesmo que a outra transação ainda não tenha finalizado o commit, possibilitando dirty reads.


Assinale a alternativa com as sentenças CORRETAS sobre o cenário apresentado.
Julgue o próximo item, a respeito de segurança e auditoria de bancos de dados.

Ocorre transação confirmada (commit) quando há informações suficientes no log do banco de dados para garantir que, mesmo se houver falha no sistema, as atualizações da transação serão refeitas.
No funcionamento de bancos de dados, é de suma importância preservar a integridade dos dados e de todos os pontos intermediários em transações. Nesse contexto, há duas operações envolvidas com o gerenciador de transações.

I. Operação que indica o término bem-sucedido de uma transação. Se a transação for concluída com êxito, o banco de dados é alterado permanentemente.
II. Operação que assinala o término malsucedido de uma transação. Quando ocorrer falha em qualquer uma das operações que fazem parte da transação, o banco de dados retorna ao estado anterior do início da transação.

Essas operações são conhecidas, respectivamente, por: