Filtrar


Questões por página:
Um sistema de banco de dados proporciona a empresas o controle centralizado de todos os seus dados. O funcionamento do banco de dados baseia-se em unidades lógicas de trabalho conhecidas como

A maneira usual de processar inserções de registros em um arquivo F consiste em montar um arquivo T de transações contendo os registros a serem inseridos, ordenado pela mesma chave de ordenação de F. Os arquivos F e T sofrem uma operação, gerando o arquivo A, que é a versão atualizada de F.


O tipo do arquivo F e a operação realizada entre F e T são, correta e respectivamente,

O gerenciamento de transações em um banco de dados deve considerar um conjunto de propriedades conhecidas pela sigla ACID.

I. Uma transação interrompida ao meio pode deixar o banco de dados em um estado inconsistente. O banco de dados deve prover recursos para remoção dos efeitos de transações incompletas, garantindo assim a autenticidade.

II. A consistência tem por objetivo garantir que o banco de dados antes da transação esteja consistente e que após a transação permaneça consistente. Todas as regras devem ser aplicadas às modificações da transação para manter toda a integridade dos dados.

III. Modificações feitas por transações simultâneas devem ser isoladas das modificações feitas por qualquer outra transação simultânea. O isolamento deve garantir que duas transações, executadas de forma concorrente, devem ter o mesmo resultado que teria se fossem executadas em ordem serial.

IV. O SGBD mantém um registro (log) das ações executadas pelo usuário para que, se ocorrer queda do sistema antes que todas as mudanças tenham sido feitas em disco, este log seja usado para restaurar o estado do banco de dados quando o sistema for reiniciado, garantindo assim a disponibilidade.

As propriedades ACID sublinhadas que estão corretamente definidas são as que constam APENAS em

Questão Anulada
Sabe-se que os sistemas de gerenciamento de banco de dados utilizam um mecanismo de bloqueio (lock) para controlar acessos concorrentes a um mesmo item de dados. Esse mecanismo suporta dois tipos distintos de bloqueio:

1. bloqueio exclusivo (lock-E), no qual o dado pode ser lido ou escrito; e
2 bloqueio compartilhado (lock-C), em que o dado pode ser lido, mas não escrito.

Considere uma situação em que uma transação T espera por um lock-E em um determinado item de dado, enquanto uma seqüência de outras transações requer e adquire um lock-C para o mesmo item de dado. Nesse caso, é correto afirmar que:
mostrar texto associado
Para recuperar-se de falhas que afetam transações, um SGBD pode manter um log, de modo a controlar as operações da transação que afetem valores dos itens do banco de dados. Quando de uma falha, o SGBD deve buscar, no log, as transações T com registro [start_transaction, T], mas que não tenham o registro [commit, T]. Essas transações serão revertidas (rollback), de modo a possibilitar que seus efeitos sejam desfeitos no banco de dados.