Filtrar


Questões por página:
Paciente feminina, de 64 anos, está internada há 24 horas no setor de emergência por quadro de dor em hipocôndrio direito, associada a febre e leucocitose. O ultrassom demonstra vesícula biliar espessada com cálculos no interior. Entretanto, o cirurgião de plantão está receoso para indicar cirurgia e solicita um novo exame, que, segundo o mesmo, será confirmatório para o diagnóstico, por se tratar do padrão-ouro. Ele deverá solicitar:
Paciente masculino, de 75 anos, procura atendimento médico por apresentar, nos últimos 15 dias, repetidos episódios de queda da própria altura, sem perda da consciência. Ao exame, há alteração da sensibilidade vibratória em membros inferiores, com perda da propriocepção. O hemograma acusa anemia normocítica e normocrômica, e a dosagem de vitamina B12 está normal. O exame que deverá ser solicitado para esclarecer o diagnóstico deste paciente é a dosagem sérica de:
Um homem de 70 anos, tabagista e diabético, apresenta dor precordial em aperto, com irradiação para o membro superior esquerdo, associada a náuseas e sudorese fria. Seu pai teve uma morte súbita aos 45 anos e toda a família dele tem história de dislipidemia (“colesterol alto”). Das opções abaixo, a hipótese mais provável para esse quadro clínico é:
Paciente de 70 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito há mais de 10 anos, inicia quadro súbito de vertigem, náuseas, vômitos, nistagmo e ataxia.

O diagnóstico mais provável é
Paciente idoso com diagnóstico de síndrome nefrótica. Qual o tipo de lesão glomerular mais provável?