Filtrar


Questões por página:
Homem de 78 anos com histórico de hipertensão arterial, diabetes tipo 2, osteoartrite e insônia, é atendido em consulta de rotina. Refere tonturas recentes e um episódio de quase-síncope. A sua lista de medicação atual inclui: AAS infantil, lisinopril, metformina, gliclazida, rosuvastatina, hidroclorotiazida, ibuprofeno (tomado conforme necessário para dor no joelho) e zolpidem (prescrito há três meses para dormir). Menciona que o seu sono não melhorou significativamente e que as tonturas são mais pronunciadas pela manhã.

Considerando a apresentação do paciente, qual o próximo passo mais apropriado na gestão do seu cuidado?
O MFC da UBS Santa Rita foi solicitado para realizar visita domiciliar de uma paciente. Dona Aurélia,73 anos, acamada há 5 anos, após acidente vascular encefálico isquêmico, levando a hemiplegia a D, disartria e disfagia, necessitando do uso de gastrostomia para realização de dieta enteral.
A mesma vem queixando de constipação há 10 dias acompanhada de distensão abdominal. Nega febre, nega vômitos.
Atualmente faz uso de Losartana 50mg 12/12h, AAS 100mg 1 cp após almoço, Sinvastatina 20mg 1cp após jantar e Amitriptilina 25mg 1cp a noite.
Ao exame físico apresenta abdome distendido, dolorido a palpação profunda, sem sinais de irritação peritoneal, ruídos hidroaéreos presentes.

Diante desse caso, qual a melhor conduta imediata a ser realizada pelo MFC?
São doenças que atinge a população idosa:

I – Doenças cardiovasculares
II – Doença de Alzheimer
III – Hipertensão arterial

Está correto o que se afirma em:
Entre as condições a seguir, não é considerada uma doença comum na população idosa:
Paciente de 80 anos, masculino, internado em casa de repouso, apresenta de forma súbita palidez e frialdade do pé esquerdo. Encaminhado à Emergência, ao ser avaliado pelo médico de plantão, já apresentava cianose fixa, perda completa da sensibilidade e rigidez da perna e do pé. Realizado Eco Color Doppler arterial dos membros inferiores, nota-se oclusão arterial de aspecto embólico a partir da artéria poplítea. Tendo-se em vista estes dados e levando-se em consideração a classificação de Rutherford para Isquemia aguda, marque a alternativa correta quanto à classificação e melhor conduta, respectivamente