Questões de Concurso
Filtrar
288 Questões de concurso encontradas
Página 14 de 58
Questões por página:
Questões por página:
Homem de 77 anos de idade, diabético tipo II, em uso de metformina, e hipertenso crônico estágio I irregular mente medicado (clortalidona prescrita para toda manhã, mas usada apenas segundo critérios do próprio paciente), refere início abrupto de palpitações enquanto estava repousando em seu sítio no interior de São Paulo. Atendido no pronto-socorro local, teve o registro de um eletrocardiograma com traçado de fibrilação atrial, da qual não havia antes nenhuma notícia. Não se sentiu seguro de sofrer cardioversão longe de seu cardiologista e, como se sentisse relativamente estável, resolveu voltar para a Capital e buscar cuidados tão logo fosse possível. Nesse ínterim, as palpitações cederam e o paciente só se apresentou a seu cardiologista 10 dias depois, observando-se traçado eletrocardiográfico equivalente ao registrado quando se sentiu mal na cidade do interior, sem evidências de má tolerância hemo dinâmica e frequência cardíaca de 98 batimentos/minuto. De acordo com as diretrizes vigentes da Sociedade Brasi leira de Cardiologia para Fibrilação Atrial, pode-se dizer que se trata de fibrilação atrial
mostrar texto associado
Em relação à abordagem terapêutica do paciente em questão, é correto afirmar que
mostrar texto associado
Em relação aos achados eletrocardiográficos, é correto afirmar que
Mulher,63 anos, foi admitida no pronto-atendimento após ser encontrada pelos familiares, caída, em casa. Ao exame físico, apresentava rebaixamento do nível de consciência (Glasgow = 11), ausculta cardíaca irregular e desvio conjugado do olhar para a esquerda. O eletrocardiograma e a tomografia computadorizada de crânio encontram-se ilustrados a seguir.
Das medidas apresentadas, assinale aquela que pode ser deletéria ao caso em questão e, portanto, deverá ser evitada inicialmente, mesmo diante de uma indicação precisa.

Paciente masculino de 65 anos apresenta rash eritematoso disseminado, pruriginoso, descamativo, concêntrico, de caráter migratório, em aspecto de madeira. Nega alergia medicamentosa. Ao ser avaliado pelo dermatologista, recebeu o diagnóstico de eritema gyratum repens. Nesse caso, é necessária a investigação de doenças associadas principalmente de origem: