Filtrar


Questões por página:
Paciente masculino de 65 anos apresenta rash eritematoso disseminado, pruriginoso, descamativo, concêntrico, de caráter migratório, em aspecto de madeira. Nega alergia medicamentosa. Ao ser avaliado pelo dermatologista, recebeu o diagnóstico de eritema gyratum repens. Nesse caso, é necessária a investigação de doenças associadas principalmente de origem:
Paciente masculino, de 65 anos, apresenta desnutrição grave, anemia, neuropatia periférica e glossíte. Diz sentir cansaço, taquicardia e dispnéia aos mínimos esforços. Durante a realização do ecocardiograma, são notadas elevadas pressões de enchimento biventricular compatíveis com diagnóstico de insuficiência cardíaca de alto débito. Entre as vitaminas do complexo B, aquela que provavelmente está associada a essa evolução é:
Paciente feminina, de 70 anos, alérgica a penicilina, apresenta quadro subagudo de cefaleia e febre, evoluindo com hemiparesia esquerda. A ressonância do crânio demonstra microabscessos corticais. O líquor é pouco alterado. Foi isolada, em 2 amostras de hemoculturas, Listeria monocytogenes. O tratamento a ser iniciado é:
Paciente feminina, de 64 anos, está internada há 24 horas no setor de emergência por quadro de dor em hipocôndrio direito, associada a febre e leucocitose. O ultrassom demonstra vesícula biliar espessada com cálculos no interior. Entretanto, o cirurgião de plantão está receoso para indicar cirurgia e solicita um novo exame, que, segundo o mesmo, será confirmatório para o diagnóstico, por se tratar do padrão-ouro. Ele deverá solicitar:
Paciente masculino, de 75 anos, procura atendimento médico por apresentar, nos últimos 15 dias, repetidos episódios de queda da própria altura, sem perda da consciência. Ao exame, há alteração da sensibilidade vibratória em membros inferiores, com perda da propriocepção. O hemograma acusa anemia normocítica e normocrômica, e a dosagem de vitamina B12 está normal. O exame que deverá ser solicitado para esclarecer o diagnóstico deste paciente é a dosagem sérica de: