Filtrar


Questões por página:
Havia dois dias uma paciente de sessenta e nove anos de idade, portadora de diabetes melito do tipo 2, apresentava quadro de adinamia, anorexia, picos febris (> 38,5 ºC), tosse produtiva com escarro purulento e dispneia. Exame físico realizado na paciente revelou que ela estava febril, acianótica, com frequência cardíaca de 112 bpm, frequência respiratória de 31 irpm, com saturação de oxigênio em ar ambiente de 89% e pressão arterial de 91 mmHg × 58 mmHg. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em terço inferior do pulmão esquerdo. O exame radiográfico do tórax mostrou consolidação no lobo inferior do parênquima pulmonar esquerdo.
A respeito do caso clínico descrito, julgue o seguinte item.
O tratamento medicamentoso inicial dessa paciente pode consistir na administração de levofloxacina.
Um paciente com oitenta e um anos de idade apresentava, havia dois meses, quadro de síncope aos esforços. Os episódios de perda súbita da consciência ocorreram, geralmente sem pródromos, quando ele caminhava apressadamente ou em aclives. Ao exame físico, esse paciente apresentava-se afebril, acianótico, com saturação de oxigênio à oximetria de pulso de 92%, frequência respiratória de 20 irpm, pressão arterial de 102 mmHg × 78 mmHg, frequência cardíaca de 81 bpm e sem turgência jugular a 30º. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco regular em dois tempos com sopro sistólico rude de +++/4 no segundo espaço intercostal à direita e com irradiação para região cervical, acompanhado de frêmito no precórdio. Os demais sistemas não apresentaram alterações significativas ao exame clínico. O eletrocardiograma revelou sobrecarga ventricular esquerda.
No que se refere a esse caso clínico, julgue o próximo item.
O paciente deve ser submetido a teste de inclinação ortostática (tilt test) para complementação diagnóstica do quadro de síncope.
Qual o fator condicionante mais importante de desfechos desfavoráveis na pessoa idosa, como hospitalização, institucionalização e morte?

Uma paciente, de sessenta e seis anos de idade, previamente hígida, referiu que há três dias apresenta quadro de adinamia, anorexia, picos febris (> 38,5° C), sintomas acompanhados de tosse produtiva com escarro purulento e dispneia. No exame físico, a paciente estava orientada; febril; acianótica; frequência cardíaca de 106 bpm; frequência respiratória de 24 irpm; saturação de oxigênio em ar ambiente de 91%; e pressão arterial de 102 mmHg × 64 mmHg. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em terço inferior do pulmão direito. Ademais, não foram observadas alterações significativas. O raio X do tórax evidenciou consolidação no lobo inferior do parênquima pulmonar direito. Os exames laboratoriais mostraram hemograma com 13.090 leucócitos e sem desvio à esquerda; ureia = 56 mg/dL; ecreatinina = 1,3 mg/dL. Os demais exames não revelaram alterações relevantes.


Nesse caso clínico, a melhor abordagem terapêutica para a paciente consiste no(a)

A figura abaixo mostra um cariótipo feminino com translocação recíproca e equilibrada entre os braços longos dos cromossomos 9 e 22.


É mais provável que esta paciente apresente leucemia