Filtrar


Questões por página:
Paciente de sexo masculino de 89 anos foi levado para o consultório médico com quadro de dispnéia aos esforços. Há 5 dias teve uma síncope pós-esforço. No consultório, após realização do exame físico, levantou-se a hipótese diagnóstica de estenose aórtica. Qual foi o exame físico cardiovascular identificado?
Paciente idoso,72 anos, é encaminhado para nefrologista para avaliação de nódulo renal após ultrassom abdominal total. Na anamnese, paciente encontra-se oligossintomático, sem clínica específica para queixa renal, com infecções urinárias de repetição e queixas urológicas. Aos exames laboratoriais, paciente apresentou taxa de filtração glomerular (TFG) de 32mL/min. O paciente deveria ser avaliado pelo nefrologista quanto a utilização de contraste de tomografia computadorizada para melhor avaliação das lesões renais, sendo contraindicado o uso de contraste. Diante da taxa da depuração de creatinina apresentada, qual o grau de comprometimento renal desse paciente?
No tratamento do idoso com osteoporose, que apresenta nefrolitíase e hipocloridria por uso de inibidor de bomba de prótons, está indicada a seguinte preparação de reposição de cálcio:
Sobre a avaliação antropométrica do idoso, dentre os métodos abaixo, o melhor para a predição de sarcopenia e piora de sobrevida no idoso é o/a:
Paciente do sexo masculino,68 anos de idade, portador de fibrilação atrial crônica, faz uso de varfarina 7,5 mg ao dia. Há 10 dias passou a utilizar cefalexina para tratamento de erisipela em membro inferior direito. Procura atendimento médico por aparecimento de hematomas e equimoses nos braços. Assintomático e sem outros achados propedêuticos. Relata que o último controle do tempo de protrombina foi colhido há cerca de 30 dias, e o INR estava em 2,1. Após sua admissão, foi coletado tempo de protrombina, que evidenciou INR = 11,2.

A melhor conduta ao paciente em questão será, além da sus- pensão do dicumarínico, administrar