Filtrar


Questões por página:
A análise da funcionalidade do indivíduo idoso é passo fundamental na consulta geriátrica, pois identifica as limitações do paciente e auxilia nas definições terapêuticas para o seu cuidado. Dessa forma, existem instrumentos que avaliam atividades básicas de vida diária (ABVD) e atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Assinale a alternativa que contenha um instrumento para avaliação de atividades básicas de vida diária (ABVD) e um instrumento para avaliação de (AIVD), respectivamente:
Homem de 78 anos, possui hipertensão arterial e hiperplasia prostática benigna. Sem comprometimento cognitivo, mora só e cuida das próprias finanças. Há 5 dias recebeu a visita do filho e queixou-se de dor em hipogástrio e disúria discreta. Há 2 dias, em nova visita do filho, encontrava-se com períodos de confusão e desorientação, mais agitado e inquieto, com dificuldade em concentrar-se na conversa. Devido quadro repentino, filho optou por levá-lo ao Pronto Socorro, sendo verificada temperatura de 38,0°C e massa palpável em região do hipogástrio. Considerando o caso clínico acima, assinale a alternativa correta.
Mulher de 82 anos, hipertensa, diabética, com diagnóstico de demência na Doença de Alzheimer e osteoartrite de joelhos. Sua filha a ajuda com suas finanças, separa e oferece suas medicações e a leva de carro em suas consultas de rotina. Iniciou fisioterapia recentemente, pois não consegue mais levantar-se sem ajuda. Nos últimos meses, filha passou a auxiliá-la durante o banho. Analisando a descrição acima, de acordo com as escalas de avaliação de funcionalidade de Lawton e KATZ, assinale a alternativa correta.
Paciente de 83 anos, foi em consulta de rotina com seu geriatra sendo realizada a Avaliação Geriátrica Ampla. Na avaliação realizou o teste de marcha “Timed Get up and Go Test” em 21 segundos. Em avaliação cognitiva, pontuou 29 de 30 pontos no Mini Exame do Estado Mental (possui 8 anos de escolaridade). Paciente diabética e com hipotireoidismo, relatava uso diário de Metformina e Levotiroxina. Considerando o relato acima, assinale a alternativa que apresenta qual (is) síndrome(s) geriátrica(s) o paciente apresenta.
Mulher de 61 anos, casada, professora de filosofia. Encontra-se afastada de suas atividades laborais devido dificuldade em montar e ministrar suas aulas. Há alguns meses, vem apresentando alteração comportamental com piora progressiva. Familiares relatam que sempre foi uma pessoa tímida, porém ultimamente encontra-se mais desinibida, falando palavrões e tendo comportamentos inapropriados em público (mexe com desconhecidos, fala alto e chegou vestir roupas curtas e decotadas para trabalhar). Apesar da alteração de comportamento, familiares relatam que sua memória ainda está bastante preservada. Foi levada ao psiquiatra que realizou rastreio para síndrome demencial. Em exame de Ressonância Magnética de encéfalo, visto atrofia de lobos frontais e temporais anteriores. Considerando o caso acima e o exame realizado, assinale a alternativa incorreta.