Filtrar


Questões por página:
Os alunos com dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem podem evidenciar necessidades de adaptações escolares, que são apoios que os permitem contornar as dificuldades e potencializar suas habilidades. Sobre os apoios que podem ser oferecidos a esses estudantes, analisar os itens abaixo:
I. Permitir tempo extra para responder às questões e para completar os trabalhos escritos.
II. Privar o estudante de parceiros de estudo em aula ou no laboratório para evitar conversas paralelas nas tarefas ou nas matérias.
III. Dispensar o uso de ambientes alternativos (biblioteca, laboratório ou sala de estudos) para realização de testes.
Está(ão) CORRETO(S):
Para que a escola se constitua em um ambiente educativo de diferentes aprendizagens, é necessário considerar também as diversas fases de desenvolvimento da criança e do adolescente, respeitando suas individualidades enquanto sujeitos de direitos. Dessa forma, os jogos e as brincadeiras devem priorizar a construção de relações humanas de qualidade por meio do respeito integral aos direitos do outro, à convivência democrática, à sociabilidade socioambiental e à solidariedade. Sobre o convívio social na escola, analisar os itens abaixo:
I. Construir normas de disciplinas e de organização da escola com a participação direta dos estudantes.
II. Suprimir da discussão de sala de aula exemplos de discriminações e preconceitos comuns na sociedade, principalmente a partir de situação-problema, a fim de impedir a disseminação de discussões acerca dessa temática.
III. Discutir questões relacionadas à vida da comunidade, aos problemas de saúde, ao saneamento básico, à educação, à moradia, à poluição dos rios e à defesa do meio ambiente e ao transporte, de forma participativa e problematizadora.
IV. Tratar as datas comemorativas que permeiam o calendário escolar de forma articulada com os conteúdos dos Direitos Humanos, de forma transversal, interdisciplinar e disciplinar.
Estão CORRETOS:

Ao longo da história da educação, esta foi marcada pela influência de diferentes teorias de aprendizagem e desenvolvimento. Analise as duas afirmações a seguir e localize, entre as afirmativas, aquela que corretamente as nomeia:


TEORIA 1 - Também denominado comportamentalismo, relaciona a aprendizagem do ser humano ao ambiente em que se encontra, estando o homem a mercê do meio em que se constitui. Na educação, ancorou métodos de ensino baseados em estímulo e resposta, e na previsibilidade do comportamento humano.

TEORIA 2 - Baseia-se, sobretudo, nos estudos de Piaget sobre o desenvolvimento humano e vincula a aprendizagem ao acionamento de dois mecanismos: a assimilação e a equilibração ou acomodação. O primeiro processo envolve a maneira como o ser humano desenvolve ações para atribuir significado a elementos do ambiente no qual está inserido e interage, buscando, para tanto, estabelecer relações com experiências já vividas e conhecimentos já assimilados. O segundo se refere ao mecanismo por meio do qual o ser humano busca reestabelecer, continuamente, no processo de aprendizagem, um equilíbrio com o meio em que vive.

Considere a situação a seguir.

“A turma do 7º ano do Ensino Fundamental da escola X apresentou resultados insatisfatórios nas avaliações bimestrais. Considerando um trabalho coletivo com todo o corpo docente com foco na aprendizagem dos alunos.”

São estratégias a serem desenvolvidas para reverter os resultados do 7º ano do EF da escola X, EXCETO:

A equipe pedagógica se reúne e discute sobre o desempenho dos discentes, além de elaborarem estratégias de ensino, adequação da organização curricular e outros aspectos referentes ao processo de ensino-aprendizagem. A esse processo chamamos de:
Visualizar Questão Comentada