Filtrar


Questões por página:
Em relação às teorias relativas da aprendizagem, considere as características abaixo de acordo com Corsino (2003):

Rompe com a ideia de desenvolvimento como processo linear e sequencial.
Caracteriza-se pela distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial.
Não é apenas um conceito cognitivo, mas indica a potencialidade do homem na história.
Mostra que, no momento presente do desenvolvimento, coexistem o passado e o devir do futuro, rompendo com a ideia de desenvolvimento linear.

Em seu conjunto, essas características correspondem a qual conceito?
Observe a figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Nesse modelo sustentado de ensino híbrido, no qual tanto os momentos online quanto os offline ocorrem dentro da escola, o espaço – normalmente a sala de aula – é dividido em estações, e ao menos uma delas, obrigatoriamente, é online. Os alunos são divididos em grupos entre as estações e devem percorrer todas até o final da aula, como se fosse um circuito. Como se chama esse modelo?
Sobre determinada abordagem de metodologia ativa, analise as características abaixo:

O aluno estuda previamente, e a aula torna-se o lugar de aprendizagem ativa, em que há perguntas, discussões e atividades práticas.
O professor trabalha as dificuldades dos alunos, em vez de fazer apresentações sobre o conteúdo da disciplina.
Antes da aula, o professor verifica as questões mais problemáticas que devem ser trabalhadas em sala de aula.

As características acima referem-se a qual metodologia?
Segundo Moran (2018), as metodologias são grandes diretrizes que orientam os processos de ensino e aprendizagem e que se concretizam em estratégias, abordagens e técnicas:
Segundo Moran (2018), diferentes abordagens de metodologias ativas para uma educação inovadora podem ser aplicadas em sala de aula. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas metodologias.