Filtrar


Questões por página:

Atualmente, o perfil de um bibliotecário de referência não considera apenas a educação ou o tratamento cordial à comunidade de usuários, é preciso prever suas necessidades, surpreender e ir além de suas expectativas. Também é necessário estabelecer um canal de comunicação no qual as críticas e sugestões sejam transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. Os usuários esperam mais do que cortesia, querem serviços que atendam ou superem suas expectativas. O atendimento de qualidade é um serviço que pode ser considerado eficiente quando proporciona satisfação e as necessidades são prontamente atendidas.

Diante dessa importante mudança do perfil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas, as competências necessárias que o bibliotecário de referência deve ter:

( ) Conhecimento do acervo existente, de repositórios e fontes bibliográficas das áreas de conhecimento demandadas pelos usuários e grupos de pesquisa institucional, associado ao uso de ferramentas de busca bibliográfica adequadas ao perfil de pesquisa institucional.

( ) Fortalecimento do network com membros de comunidades relacionadas às áreas de interesse institucional e dos usuários, a partir da análise das redes de cooperação e compartilhamento de dados e informações científicas disponíveis.

( ) Gestão da informação focada nas demandas dos usuários, compartilhando com os demais setores a identificação dos temas mais pesquisados e as demandas informacionais dos projetos institucionais e suas necessidades informacionais, como, por exemplo, a bibliografia utilizada nos cursos e nas linhas de pesquisa institucional.

( ) Desenvolver um relacionamento mais próximo com alunos, professores e comunidade em geral, orientando e mediando o processo de busca e recuperação da informação que, associado à capacitação de usuários, garantirá a formação de pesquisadores autônomos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Ao buscar um bibliotecário no mercado, as instituições têm selecionado profissionais com perfil cada vez mais inovador e conectado com o mundo globalizado da informação e com as novas tecnologias da informação. Essa preferência está diretamente ligada ao conceito de que a capacidade de atendimento de uma biblioteca não deve se limitar ao tamanho de seu acervo. A partir deste conceito, analise as afirmativas a seguir, considerando os aspectos essenciais para um perfil de sucesso para o serviço de atendimento.


I. Inovador - buscar no novo a solução de antigos problemas, propor serviços e produtos diferenciados, customizar informação, buscar novas alternativas, materiais, parceiros e conteúdos para disseminação da informação.


II. Formação continuada - buscar o desenvolvimento de novas competências e habilidades.


III. Menos tecnicista - menor foco nos processos técnicos, utilizando e explorando toda a potencialidade das novas tecnologias para analisar as possibilidades de aplicação em sua biblioteca em prol do usuário.


IV. Interdisciplinaridade - associar-se a profissionais de outras áreas para um trabalho interdisciplinar, usufruindo do conhecimento para o desenvolvimento mútuo.


V. Gestão da informação e do conhecimento - analisar as demandas da produção científica institucional, frente à disponibilidade de informações nas comunidades científicas, captando o máximo de conhecimento produzido por estes segmentos.


Estão CORRETAS as afirmativas:

O conceito de biblioteca passou por diversas atualizações, acompanhando a evolução da produção do conhecimento, seu tratamento, armazenamento, preservação e disseminação. Com a virtualização do mundo, as bibliotecas, como não poderia deixar ser, receberam novas nomenclaturas e definições, ampliando as condições de busca, disponibilidade e recuperação de informações, de maneira globalizada, qualitativa, pertinente e racional, aliando o acesso local ao acesso remoto, com base nas redes de telecomunicação disponíveis.

A partir dos conceitos apresentados, relacione as informações da coluna da esquerda com as da da direita, numerando os parênteses:


(1) Biblioteca Eletrônica

(2) Biblioteca Tradicional

(3) Bibliotecas Multimídias

(4) Biblioteca Interativa

(5) Biblioteca Virtual

(6) Biblioteca Digital


( ) Promove a conexão entre as pessoas e os conteúdos, de forma interativa, através de atividades escritas, orais, audiovisuais e multimídia.

( ) Seu acervo tem como base o formato digital, dispondo de todos os recursos de uma biblioteca eletrônica, possibilitando a pesquisa e visualização dos documentos (texto completo, imagem, som etc.) via web.

( ) Baseada na realidade virtual e no potencial de comunicação da internet proporciona novos recursos informacionais através de versões eletrônicas com acesso ao documento via links.

( ) Seu acervo é constituído, em sua maioria, de documentos em papel.

( ) Compreende o uso de recursos eletrônicos para a operacionalização das atividades básicas da biblioteca, como processamento, armazenamento e disseminação da informação.

( ) Consiste no armazenamento e gerenciamento da informação, utilizando diferentes suportes e mídias digitais e eletrônicas.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A internet, através do conteúdos digitais, vem promovendo o uso massivo e integrado das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), disponibilizando novas formas de acesso, armazenamento, tratamento, disseminação e promoção do conhecimento, ampliando os pontos de acesso a um determinado documento, fazendo com que as bibliotecas se flexibilizem e se adequem aos novos suportes de conhecimento que surgem a partir das inovações tecnológicas e do avanço da sociedade da informação em um espaço de tempo cada vez mais curto.

As TIC’s como ferramenta de apoio a pesquisa apresentam alguns benefícios aos seus usuários.


I. Acessibilidade: uma biblioteca digital é acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, permitindo o uso massivo por pessoas, independentemente de sua deficiência.


II. Pesquisa: o formato digital proporciona maior eficiência no processo de busca e maior variedade de fontes e produtos.


III. Compartilhamento: a informação no formato digital permite o compartilhamento em tempo real, facilitando o acesso ao conteúdo.


IV. Atualização: a velocidade na produção de informações requer atualização contínua que, no caso do formato digital, é facilitado pela associação do processamento computacional.


V. Disponibilidade: web é um sinônimo de disponibilidade, agilidade e eficiência imune a falha de sistemas computacionais, lentidão ou indisponibilidade das redes.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

No processo de implantação de tecnologias assistivas, a biblioteca deve promover ações junto à instituição que permitam implantar soluções necessárias para o atendimento das pessoas com deficiência.
São ações de inclusão assistiva em bibliotecas, EXCETO: