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GROGAN (2001), ao mencionar a importância da elaboração de uma taxonomia e do exame das consultas feitas às bibliotecas, afirma que as questões de referência podem ser reunidas de diversas maneiras, analisando, entre elas, o agrupamento:
Analisar o sistema de circulação de uma biblioteca universitária é um bom método de avaliação e pode ser feito, por exemplo, através da análise do empréstimo. Nos sistemas de circulação informatizados, os dados podem ser reunidos como um subproduto contínuo do funcionamento do sistema. Os registros que representem a totalidade dos empréstimos são processados por meio de programa de computador, a fim de produzir dados sobre distribuição dos assuntos na circulação, identificar os títulos mais utilizados e assim por diante. Esse método avaliativo, antes da chegada da informatização dos serviços, era feito por meio de:
Diante das novas funções do bibliotecário na contemporaneidade, MILANESI (2002) chama atenção para a mudança paradigmática da área, advertindo que este profissional precisa compreender como prioridade não mais a organização em si. O bibliotecário deixa de ser um engenheiro da organização para tornar-se:
Quando se observa o perfil do usuário de bibliotecas universitárias, constata-se que uma maioria expressiva usa a INTERNET para diferentes fins, sendo profissionalmente oportuno o desenvolvimento de serviços bibliotecários para esse público com base nesse recurso. Nessa situação se destaca a condição do bibliotecário como um profissional que não apenas usa a internet para acesso a conteúdos, mas que também, por meio dela, provê produtos e serviços de informação. A maioria das bibliotecas universitárias brasileiras já oferece, via INTERNET,
Do ponto de vista do planejamento específico dos sistemas de bibliotecas, nas universidades, os seus objetivos devem orientar-se pelos objetivos da própria instituição, normalmente definidos e expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional PDI, que é uma peça de planejamento estratégico de elaboração obrigatória pelas universidades brasileiras. Essa vinculação entre o planejamento da unidade com o planejamento da instituição que integra corresponde ao conceito de