Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Arquivologia

Assunto:

Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário

Questões por página:
“É a denominação geralmente atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso; denominação atribuída ao próprio número de registro dado ao documento; livro de registro de documentos recebidos e/ou expedidos. (PAES, Marilena Leite. Arquivos: teoria e prática.3.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. p.27).”

O texto apresentado é referente ao conceito de:
Considere as seguintes afirmações sobre gestão de documentação. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(_)A gestão de documentação visa apenas à organização de arquivos físicos.
(_)Uma boa gestão de documentação facilita a recuperação de informações.
(_)A digitalização de documentos é uma prática comum na gestão de documentação.
(_)A gestão de documentação envolve o ciclo de vida completo de um documento, desde a criação até a sua disponibilização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Com a evolução da gestão e arquivos, os métodos foram desenvolvidos aperfeiçoados. Assinale o tipo de método de arquivamento utilizado na medida em que os documentos são estipulados na sua organização por meio do local, ou seja, quando a instituição passa a classificá-los por meio do seu local de origem:
Cabe à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. O conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam a agrupar os documentos de arquivo relacionando-os ao órgão produtor, à função, à subfunção e, atividade responsável por sua produção ou acumulação. O programa de gestão arquivísticas de documentos terá que atender a uma série de exigências, tanto em relação ao documento arquivísticos como ao seu próprio funcionamento. Ao encontro disso, avalie as questões a seguir e julgue as exigências que o documento arquivístico deve atender:
I.Refletir corretamente o que foi comunicado, decidido ou a ação implementada.
II.Contemplar o ciclo de vida dos documentos.
III.Garantir o acesso aos documentos.
IV.Implementar estratégias de preservação dos documentos desde a sua produção e pelo tempo que for necessário.
É CORRETO o que se afirma em:
A gestão de documentos digitais refere-se ao processo de criação, armazenamento, organização, acesso e preservação de documentos em formato eletrônico. Assinale a alternativa correspondente a atividade da gestão de documentos digitais que envolve a atribuição de palavras-chave ou metadados aos documentos digitais para facilitar sua busca e recuperação favorecendo a identificação rápida do que é necessário, utilizando critérios como autor, assunto e data.