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O Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) precisa atualizar os procedimentos para garantir uma organização mais eficiente e acessível dos documentos e registros. O objetivo é aplicar corretamente as regras de alfabetação para otimizar o sistema de gestão documental. Considerando um arquivo que contém documentos relacionados a vários casos e pessoas, para garantir que os documentos sejam arquivados corretamente, a equipe de arquivamento deve seguir as regras de alfabetação. Com base nas regras para arquivamento, considere os seguintes documentos e assinale a alternativa que apresenta de forma correta como os arquivos devem ser listados.
1. João Silva e Lima 2. Ana Maria Souza e Silva 3. Carlos Eduardo Costa 4. Paula de Oliveira
1. João Silva e Lima 2. Ana Maria Souza e Silva 3. Carlos Eduardo Costa 4. Paula de Oliveira
Como auxiliar técnico do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), você precisa revisar suas políticas de gestão documental para melhorar a eficiência no manuseio e armazenamento de documentos. Nesse sentido, considerando as categorias de arquivos de primeira, segunda e terceira idade e a aplicação dessas categorias no contexto do MPPR, qual das seguintes abordagens seria mais adequada para gerenciar documentos que não são mais necessários para as atividades diárias, mas que ainda possuem valor significativo para futuras investigações ou estudos históricos?
Concurso:
Câmara de Sena Madureira - AC
Disciplina:
Arquivologia
Telma é responsável por organizar os arquivos de uma instituição pública, que incluem documentos confidenciais, históricos e rotineiros. Durante o processo, ela precisa decidir entre os métodos de arquivamento alfabético, geográfico, numérico ou por assunto. Considerando a necessidade de cumprir os princípios arquivísticos de organicidade e acessibilidade, qual critério Telma deve adotar para organizar os documentos de maneira eficiente e segura?
Concurso:
Câmara de Cerro Grande - RS
Disciplina:
Arquivologia
De acordo com Paes (2008), o método numérico dígito-terminal surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos os erros de arquivamento de grandes volumes de documentos, cujo elemento principal de identificação fosse o número. É indicado, portanto, para números muito grandes e difíceis de lidar, como no caso dos arquivos do INSS, hospitais e bancos. Com base no método de arquivamento numérico dígito-terminal, assinale a alternativa correta acerca do arquivamento, em termos de formatação e sequência, dos seguintes documentos, cujas numerações originais são: 156212; 186212 e 194111.
O conceito de protocolo em gestão documental refere-se a: