Filtrar


Questões por página:
Sobre os princípios arquivísticos, leia as sentenças abaixo:
I. O princípio da proveniência diz que os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas. II. O fundo arquivístico é conjunto de documentos, de qualquer formato ou suporte, produzidos organicamente e/ou reunidos e utilizados por uma pessoa física, família ou organismo no exercício das atividades e funções deste produtor. III. A organicidade trata da qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas. IV. A teoria das três idades diz respeito à sistematização das características dos arquivos correntes, intermediários e permanentes quanto à sua gênese, tratamento documental e utilização.
Analisando as quatro assertivas acima, podemos afirmar que:

Acerca da avaliação documental, leia as sentenças abaixo:
I. A tabela de temporalidade é um instrumento aprovado por autoridade competente que regula a destinação final dos documentos (eliminação ou guarda permanente); define prazos para sua guarda temporária (vigência, prescrição, precaução), em função de seus valores administrativos, legais, fiscais etc.; e determina prazos para sua transferência, recolhimento ou substituição. II. A série documental é o conjunto de documentos de idêntico modo de produção, tramitação e resolução; tais documentos são produzidos, recebidos e acumulados no exercício de uma mesma competência, função ou atividade. III. O prazo de prescrição é o intervalo de tempo durante o qual o poder público, a empresa ou qualquer interessado pode invocar a tutela do poder judiciário para fazer seu direito, vez que entenda ter sido violado. IV. A destinação final é o resultado da avaliação, quando o documento é encaminhado para a eliminação ou para a guarda permanente. Das séries eliminadas, poderão ser recolhidas amostragens ao arquivo permanente.
Analisando as quatro assertivas acima, podemos afirmar que:
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração, refere-se ao:
Sobre o processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação de acordo com os valores que lhes são atribuídos, assinale a alternativa correta.
Sobre o arquivo corrente, assinale a afirmativa INCORRETA.