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Durante a implementação de um sistema de monitoramento para uma política pública de fomento à economia criativa, diferentes propostas foram apresentadas pelos setores técnicos envolvidos. Cada proposta traz decisões sobre como estruturar os indicadores, os instrumentos de acompanhamento e o uso dos dados.
Com base nas boas práticas de construção de sistemas de monitoramento de políticas públicas, um sistema bem estruturado deve:
Com base nas boas práticas de construção de sistemas de monitoramento de políticas públicas, um sistema bem estruturado deve:
O modelo conceitual proposto pelo governo federal propõe oito passos para orientar a construção de indicadores de desempenho em políticas públicas: 1) avaliar os objetivos e metas do programa; 2) identificar os interessados nos resultados; 3) definir os tipos de indicadores mais adequados; 4) definir critérios de seleção dos indicadores; 5) mapear indicadores candidatos; 6) analisar trade-offs entre os indicadores; 7) validar os indicadores escolhidos; 8) cadastrar os indicadores definidos.
A alternativa que associa um programa público a uma proposta de monitoramento alinhada aos princípios e etapas do modelo conceitual é:
A alternativa que associa um programa público a uma proposta de monitoramento alinhada aos princípios e etapas do modelo conceitual é:
Uma fundação pública está avaliando um programa de incentivo à leitura em comunidades vulneráveis e precisa criar um indicador para monitorar a efetividade da política. No processo de construção do indicador, a equipe técnica discute critérios para garantir que ele seja útil e aplicável à gestão.
À luz desse processo, um indicador adequado para monitoramento de políticas e programas públicos deve:
À luz desse processo, um indicador adequado para monitoramento de políticas e programas públicos deve:
Um estudo de caso único foi usado para identificar como ocorre a participação social no processo de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, usando categorias de análise predefinidas pelos modelos teóricos de governança. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 59 atores-chave. Os resultados indicaram que a política pública de regionalização do turismo vem sendo implementada em forma de Conselhos de Turismo liderados por organismos públicos, com a inclusão de diversos atores da sociedade. No entanto, sob a ótica de análise da participação social, verificam-se inconsistências para a completude de uma gestão participativa e, portanto, de uma instância de governança como definida pela literatura.
Considerando a natureza do estudo de caso, o tipo de contribuição que esses resultados poderiam gerar para o desenvolvimento de políticas públicas é conhecido como:
Considerando a natureza do estudo de caso, o tipo de contribuição que esses resultados poderiam gerar para o desenvolvimento de políticas públicas é conhecido como:
Uma equipe de pesquisadores em Administração Pública deseja estudar as causas das baixas taxas de participação cidadã em conselhos municipais de saúde. Inicialmente, identificaram a falta de conhecimento sobre as funções desses conselhos como um possível fator, mas ainda precisam delimitar o problema de pesquisa de forma clara para direcionar o estudo. Por isso, estão elaborando um problema bem definido, que permita orientar a formulação de hipóteses e o desenho metodológico adequado.
O problema de pesquisa, para ser válido e útil, deve ser definido como uma questão que identifique claramente uma situação e que permita o estabelecimento de perguntas precisas para a investigação e a formulação de hipóteses testáveis.
Assim sendo, o problema deve:
O problema de pesquisa, para ser válido e útil, deve ser definido como uma questão que identifique claramente uma situação e que permita o estabelecimento de perguntas precisas para a investigação e a formulação de hipóteses testáveis.
Assim sendo, o problema deve: