Filtrar


Questões por página:

Na enfermagem dois tipos de trabalho em equipe são identificados: a equipe integração e a equipe agrupamento. Considerando as características de cada equipe, relacione o número da coluna da esquerda (Tipo de Equipe) com a característica correspondente da coluna da direita (Características).


Tipo de Equipe

1. Equipe integração

2. Equipe agrupamento


Características

( ) A articulação das ações gera sinergia positiva através de um esforço coordenado.

( ) Interação, principalmente, para partilhar informação e tomar decisões que auxiliem cada membro a desempenhar suas tarefas individualmente.

( ) Ocorre a soma das contribuições de cada membro do grupo separadamente e a responsabilidade permanece individualizada.

( ) A comunicação entre seus componentes é orientada para o entendimento.

( ) O desempenho é coletivo e o resultado é maior que a soma das partes individuais.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Uma equipe multiprofissional de saúde decidiu elaborar o Plano Terapêutico Singular (PTS) para os casos mais complexos atendidos na unidade. A equipe de saúde rotineiramente discute a evolução e faz as devidas correções de rumo no PTS, sendo esse momento denominado:

Durante uma reunião de trabalho foram apresentadas diversas reclamações, todas direcionadas a um determinado gestor e que, em linhas gerais, diziam respeito ao seu estilo de liderança, classificado pela maioria como sendo totalmente autocrático.


Com base nos estilos básicos de liderança, pode-se afirmar que uma das características da liderança autocrática é:

No que concerne ao dimensionamento de pessoal de enfermagem, conforme delineia a Resolução COFEN nº 293/2004, podemos afirmar que, para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de enfermagem, por leito, nas 24 horas:

I.3,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência mínima ou autocuidado;

II.5,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência intermediaria;

III.9,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência semi-intensiva;

IV.17,7 horas de enfermagem, por cliente, na assistência intensiva.

V. O Índice de Segurança Técnica (IST) não deve ser inferior a 15% do total;

VI. Para os serviços que não podem ser referenciados por leito/dia, usar-se-á o sitio funcional, atividade, local, e o período de 4, 5 e 6 horas;

VII. Ao cliente crônico com idade superior a 60 anos deverá ser acrescido de 0,5 às horas de enfermagem.

Estão corretas as assertivas:

Uma maneira de calcular a quantidade de profissionais de enfermagem para uma unidade de internação é utilizando a fórmula: QP = Km x THE, onde QP é a quantidade de profissionais de enfermagem, THE é o total de horas de enfermagem e Km a Constante Marinho. A Constante Marinho é um coeficiente baseado: