Filtrar


Questões por página:
A Resolução COFEN nº 293/2004 estabeleceu os parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nas Unidades Assistenciais das Instituições de Saúde e assemelhados. Para efeito de cálculo, utiliza-se o quadro de profissionais de Enfermagem determinado pela Lei nº 7.498/86, para as 24 horas da cada Unidade, o sistema de classificação de pacientes, as horas de assistência de enfermagem, os turnos e a proporção funcionário/leito.
Qual é a alternativa que aponta o número de horas de Enfermagem na assistência semi-intensiva?
No Hospital público X, após uma série de 90 classificações de pacientes de uma Unidade de Internação (UI), obtivemos as seguintes médias de pacientes: i) PCMn (paciente de cuidados mínimos) = 9,4 X 3,8 = 35,72; ii) PCInterm (paciente de cuidado intermediário) = 6,8 X 5,6 = 38,08; iii) PCSI (paciente de cuidado semi-intensivo) = 3,3 x 9,4 = 31,02; e iv) PCIntens (paciente de cuidado intensivo)= 0,7 x 17,9 = 12,53. Sabendo-se que a JST (jornada semanal de trabalho) praticada na UI é de 30 horas por semana e que 33% do total da Equipe é composta por Enfermeiros. Considerando a Resolução COFEN no.293/2004, o número de profissionais de Enfermagem necessários para o funcionamento dessa Unidade, entre Enfermeiros e Técnicos ou Auxiliares de Enfermagem, é:
A Avaliação de Desempenho, de acordo com Chiavenato, é uma ferramenta de gestão também denominada de Avaliação de

Com relação ao dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas unidades assistenciais das instituições de saúde, julgue o item seguinte.

A clientela assistida, em consonância com o sistema de classificação de pacientes e a realidade sociocultural e econômica, é um parâmetro que deve ser avaliado no dimensionamento e na adequação quantitativa e qualitativa do quadro de profissionais de enfermagem nas instituições de saúde.

Com relação ao dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas unidades assistenciais das instituições de saúde, julgue o item seguinte.

No dimensionamento de equipes de atendimento a pacientes internados, deve-se considerar, para cada período de 24 horas, a necessidade de 5,6 horas de enfermagem por paciente na assistência mínima ou autocuidado.