Filtrar


Questões por página:
Assinale a opção que apresenta o objetivo do serviço de referência presencial.
Considerando que todos os serviços e produtos oferecidos por uma unidade de informação devem ser permanentemente avaliados e, se necessário, corrigidos, analise as afirmativas a seguir. I. Se os estudos de usos demonstrarem alto grau de satisfação dos usuários com as coleções, ainda assim, será necessário aperfeiçoar ou alterar serviços e produtos de modo a ressaltar adequadamente as potencialidades do acervo desenvolvido. II. Se a avaliação crítica da situação de um serviço prestado por um funcionário for insatisfatória, deve-se promover o treinamento de pessoal para melhor explorar os recursos disponíveis ou remanejar pessoal, conforme os perfis profissionais verificados. III. Se os estudos de disponibilidade de documentos apresentarem baixo índice de recuperação, será recomendável o fortalecimento de coleções em áreas específicas ou o desenvolvimento de novos instrumentos para explorar as coleções. Está correto o que se afirma em

Relacione as categorias de análise de um serviço de disseminação seletiva de informações, listadas a seguir, às suas características.


1. Análise da Informação.

2. Abrangência dos Perfis.

3. Nível de Mediação.

4. Uso do Serviço.

5. Elaboração do Perfil do Usuário.


( ) Os perfis são gerados a partir dos interesses comuns de indivíduos num mesmo assunto.

( ) o serviço é oferecido ao usuário sem que ele tenha solicitado.

( ) O sistema se adapta ao usuário, pois ele tem liberdade e autonomia para expressar seus interesses e/ou necessidades.

( ) Ao disseminar a informação faz-se uma análise acrescida de comentários.

( ) A partir de uma interação prévia com os usuários potenciais, identificam-se suas necessidades de informação.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Relacione os principais métodos e técnicas para proceder aos estudos de usuários, listadas a seguir, às suas respectivas características.


1. Levantamento de opiniões.

2. Técnica do incidente crítico.

3. Pesquisa de survey.

4. Abordagem Sense-making.


( ) constitui instrumento para coletar amostras do comportamento humano, por meio de relatos fiéis e precisos de eventos ocorridos na vida real das pessoas.

( ) desenvolvido para mapear necessidade de informação sob a ótica do usuário, permitindo a cada pessoa representar sua própria realidade.

( ) os questionários são aplicados buscando respostas sob a forma de estatística, gerando margem de erro e intervalo de confiança com vistas a quantificar ideias e opiniões.

( ) busca determinar o grau de atendimento das necessidades dos usuários por meio da coleção do serviço de informação, para obter respostas as questões específicas.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Leia o fragmento a seguir.


O serviço de referência virtual constitui um dos elementos do ambiente digital em virtude da relação privilegiada que pode manter com o ________. A intensificação do intercâmbio de informação, a crescente ________ dos usuários e sua apropriação da Internet são sinais importantes de uma mudança radical na forma de utilização da _______.


Assinale a opção que apresenta, na sequência correta, os termos que completam corretamente as lacunas deste fragmento.