Filtrar


Questões por página:
O serviço de referência presencial é uma síntese de todas as atividades englobadas na “cadeia documentária” e se situa na última etapa dessa cadeia, designada como

O processo de referência é composto por etapas e finalizado com a solução do problema pelo bibliotecário, mediante alcance da resposta demandada pelo usuário.


Nesses termos, se o usuário não considerar a resposta como uma solução, o processo de referência

Sobre o Serviço de Referência presencial, analise as afirmativas a seguir.


I. É o processo de estabelecer contato entre o leitor e seus documentos de uma maneira pessoal.

II. É uma rede de cooperação global que se apoia nas tecnologias de comunicação, que permitem o acesso on-line a serviços de referência.

III. Inclui desde uma vaga noção de auxílio aos leitores até um serviço de informação abstrato e altamente especializado.


Está correto o que se afirma em

Em serviços de informação, os indicadores de desempenho qualitativos podem ser divididos em diretos e indiretos. Os indiretos são aqueles que
O Processo de Referência, no contexto de uma biblioteca, é compreendido como a atividade que envolve, segundo Grogan (1995), o consulente e, durante a qual, se executa o Serviço de Referência. O Processo de Referência Tradicional (PRT), ainda muito utilizado em muitas bibliotecas, segue algumas etapas. Dentre as alternativas abaixo, escolha a que representa, sequencialmente, as etapas do PRT.