Filtrar
246 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 50
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Seberi - RS
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Perrenoud, conhecer o nível e as possibilidades de desenvolvimento dos alunos, além de acompanhar sua evolução e estabelecer objetivos claros de aprendizagem, estão ligados à competência:
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
A documentação pedagógica permite resgatar, avaliar e planejar novas experiências.
Assinale o critério correto de seleção dos registros para a composição da documentação pedagógica.
Assinale o critério correto de seleção dos registros para a composição da documentação pedagógica.
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
Por meio da Associação de Pais e Mestres (APM), as famílias conseguem ter uma atuação direta e mais efetiva no processo educacional das crianças.
Com relação à Associação de Pais e Mestres (APM), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Permite que famílias e escola dialoguem, promovendo uma integração da comunidade com a instituição de forma democrática.
( ) Não existe legislação federal que trate especificamente da criação e da gestão das APMs no sistema educacional brasileiro.
( ) A APM é o órgão máximo de decisão de uma escola, envolvendo professores, pais, alunos, especialistas e funcionários.
O Educador Pedagógico é, primeiramente, um educador e como tal deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola. Ele leva os professores a ressignificarem suas práticas, resgatando a autonomia docente sem, se desconsiderar a importância do trabalho coletivo. Agindo como um parceiro do professor, o Coordenador vai transformando a prática pedagógica. Essa práxis é composta das dimensões:
( ) Reflexiva ao auxiliar na compreensão dos processos de aprendizagem.
( ) Organizativa ao articular o trabalho dos diversos atores escolares.
( ) Conectiva por possibilitar inter-relações entre os professores, gestores, funcionários, pais e alunos.
( ) Interventiva quando modifica algumas práticas arraigadas que traduzem mais o ideal de escola.
( ) Avaliativa, ao estabelecer a necessidade de repensar o processo educativo em busca de melhorias.
Analise as afirmativas acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta sequencia correta de cima para baixo.
( ) Reflexiva ao auxiliar na compreensão dos processos de aprendizagem.
( ) Organizativa ao articular o trabalho dos diversos atores escolares.
( ) Conectiva por possibilitar inter-relações entre os professores, gestores, funcionários, pais e alunos.
( ) Interventiva quando modifica algumas práticas arraigadas que traduzem mais o ideal de escola.
( ) Avaliativa, ao estabelecer a necessidade de repensar o processo educativo em busca de melhorias.
Analise as afirmativas acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta sequencia correta de cima para baixo.