Filtrar


Questões por página:
Uma organização cria programas para assegurar a saúde e o bem estar dos seus funcionários ou define ações e programas para ajudá-los. Com essas práticas a organização visa
A estratégia que abrange as questões relacionadas aos negócios, nos quais se decide competir, determinando a diversificação das unidades de negócio da organização é denominada

Relacione os elementos de elaboração do planejamento estratégico, listados a seguir, às respectivas características.


1. Missão

2. Visão

3. Valores

4. Análise Interna e Análise Externa

5. Cenários


( ) Constituem princípios, normas e padrões da organização que devem constituir sua cultura organizacional, orientando os processos decisórios.

( ) Apresenta como a organização ambiciona ser reconhecida no futuro, constituindo mecanismo de orientação estratégica e de comunicação desta estratégia aos servidores, usuários e todos stakeholders da organização.

( ) Permitem identificar pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças de uma organização com vistas à elaboração da matriz SWOT e, assim, de um diagnóstico situacional que possa embasar o planejamento estratégico.

( ) Constituem situações futuras simuladas que permitem direcionar a ação estratégica frente às oportunidades e também aos riscos possíveis, apontando trilhas alternativas que podem levar a sua concretização.

( ) Expressa a razão de existência e de permanência da organização, tendo função estratégica essencial no direcionamento da ação organizacional e na identificação das competências necessárias ao seu funcionamento.


Assinale a afirmativa que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

O mapa estratégico tem sido amplamente utilizado na gestão para resultados integrada ao planejamento de organizações públicas. A Receita Federal do Brasil desenvolveu um mapa estratégico para o período 2012-2015 no qual indicou como objetivo estratégico “reduzir litígios tributários e aduaneiros”.
O objetivo elaborado refere-se, no mapa estratégico, à perspectiva
A política de formação de jovens empreendedores de periferias encontrava-se na fase de elaboração de indicadores de avaliação. Um assessor da secretaria sugeriu a construção de dois indicadores a serem mensurados a cada 6 meses após o término do curso: número de negócios próprios criados ainda em funcionamento e nível de renda e melhoria de qualidade de vida.
Considerando-se os diferentes objetivos e fases na avaliação, entende-se que os indicadores propostos se relacionam à dimensão de