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A metodologia Balanced scorecard (BSC) é utilizada no setor público para medição e controle da gestão do desempenho e na busca do alinhamento entre a estratégia e as atividades operacionais, para garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Focado no equilíbrio organizacional, o BSC tem quatro perspectivas básicas: aprendizagem e crescimento organizacional, além de:
De acordo com Fleury (1996), o conceito de cultura organizacional está relacionado à rede de concepções, normas e valores que são aceitos como corretos e presentes em todos os aspectos da vida organizacional. O nível do processo de aprendizagem da cultura organizacional que, de acordo com Schein (1986), diz respeito às crenças coletivas, caracterizadas como verdades inquestionáveis, invisíveis e inconscientes são denominados:
McGregor desenvolveu uma das primeiras teorias para entender o comportamento humano, classificando-a de acordo com pressupostos distintos da natureza humana. O administrador que adota os pressupostos da “Teoria X” tem a expectativa de que seus subordinados:
A estratégia de negócio define como a unidade deve competir para alcançar uma posição de superioridade em relação aos seus concorrentes. Os recursos e as capacidades distintivas que possibilitam coordenar a produção, integrar tecnologias e otimizar a organização do trabalho, entregando mais valor ao cliente, denominam-se:
Nas conceituações relacionadas ao planejamento estratégico, os guias que são utilizados para indicar o que deve ser feito, especificando como os recursos serão alocados e quais atividades devem ser realizadas, de forma a alcançar os objetivos organizacionais, referem-se ao conceito de: