Questões de Concurso
Filtrar
959 Questões de concurso encontradas
Página 34 de 192
Questões por página:
Uma consultoria norte-americana de estratégia organizacional fez um estudo visando a comparar os operadores do mercado nacional de varejo em função da relação preço-qualidade (dimensão vertical) e disponibilidade de lojas físicas (dimensão horizontal), de forma a colaborar na análise da mudança nos posicionamentos dos clusters e de uma futura projeção de cenários para identificar espaços a serem ocupados por seu contratante. A Figura a seguir representa o posicionamento desde o alto preço-qualidade das lojas E1, E2 e E3, até as lojas de departamento como E11, como a maior distância e diferença quanto à quantidade de lojas físicas, tendo um conjunto de concorrentes espalhados nas dimensões intermediárias (com diferenças verticais e horizontais).
A ferramenta de análise da estratégia organizacional é denominada
Uma empresa brasileira iniciou suas operações produzindo brinquedos com personagens exclusivos do folclore brasileiro, mantendo todo o processo de criação e produção dentro do país. Com o passar do tempo, a empresa se expandiu internacionalmente e passou a desenvolver brinquedos de alta tecnologia com personagens diversificados, sem vínculo direto com culturas específicas. A internacionalização resultou em uma operação complexa, na qual uma equipe altamente internacionalizada, dotada de grande autonomia, assumiu a responsabilidade pelas operações globais. Os personagens ainda são concebidos no Brasil pela equipe criativa original da empresa. Entretanto, as tecnologias dos brinquedos são desenvolvidas e os projetos são elaborados em uma subsidiária localizada no sul da Califórnia. A fabricação dos brinquedos ocorre na China, de onde são exportados para diversos mercados ao redor do mundo.
Considerando-se as características dessa operação global, a estrutura organizacional dessa empresa é classificada atualmente como
1. Katz.2. Mintzberg.
( ) As habilidades de liderança são necessárias para a realização das tarefas que envolvem a equipe de subordinados do gerente: orientação, treinamento, motivação, uso da autoridade. De acordo com esse autor, as habilidades de liderança estão associadas com a personalidade.
( ) A habilidade conceitual envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como todo e de usar o intelecto para formular estratégias. Criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são manifestações da habilidade conceitual.
( ) A habilidade humana abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes. A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas é a expressão da habilidade humana do gerente.
( ) Habilidades de introspecção relacionam-se com a capacidade de reflexão e autoanálise. O gerente deve ser capaz de entender seu cargo e seu impacto sobre a organização. Segundo esse autor, a capacidade de aprender com a própria experiência está acima de qualquer outra técnica de aprendizagem.
A sequência CORRETA dessa associação é:
1. Papeis Interpessoais. 2. Papeis de Processamento de Informações. 3. Papeis de Decisão.
( ) Constituem a base para a tomada de decisões, produção e análise de relatórios, avaliação de desempenhos e trabalhos em grupo. A capacidade de processar rapidamente e selecionar elementos com qualidade, que vão fazer a diferença no processo decisório.
( ) Papeis gerenciais que envolvem a tomada de decisão.
( ) Envolvem relações do gerente com pessoas de dentro e fora da organização: funcionários, colegas, chefes e superiores dos chefes, clientes, integrantes da comunidade, autoridades, fornecedores.
A sequência CORRETA dessa associação é:
O processo de comunicação pode parecer simples, mas, na prática, existem obstáculos e ruídos que tornam a transmissão da informação falha. E quando a comunicação não atinge seu objetivo, é porque fizeram-se presente as barreiras de comunicação.
Analise as afirmações abaixo em relação às barreiras do processo de comunicação:
I- Um exemplo da presença da barreira de comunicação é quando o emissor tem a intenção de dizer algo, realmente transmite a mensagem que pretende de forma correta, mas o receptor entende de outra forma.
II- Pode-se definir barreira de comunicação como uma falha no processo comunicativo.
III- Para controlar ou eliminar as barreiras de comunicação, deve-se adotar uma linguagem mais apropriada à situação, tentar ser o mais preciso e claro possível, aproveitar diferentes canais de comunicação, realizar uma escuta ativa e não esquecer de ser empático.
Assinale a alternativa que apresenta todas as proposições CORRETAS: