Filtrar


Questões por página:

Os frutos surgem do desenvolvimento dos ovários, geralmente após a fecundação dos óvulos. Em geral, a transformação do ovário em fruto é induzida por hormônios liberados pelos embriões em desenvolvimento. Existem casos, porém, em que ocorre a formação de frutos sem que tenha havido polinização.

Algumas estruturas vegetais são formadas pela união de partes do fruto com a semente e outras são apenas sementes.

Assinale a alternativa que contém um exemplo, respectivamente, do primeiro e do segundo tipo.

As fanerógamas são vegetais superiores e estão divididos em dois grandes grupos, as gimnospermas e as angiospermas, sobre a reprodução desses grupos, pode-se afirmar:
I. Uma angiosperma difere de uma gimnosperma porque não depende de água para a fecundação. II. Quando uma for de angiosperma é polinizada, o grão de pólen fecunda o óvulo. III. Nas angiospermas, o tubo polínico lança seus núcleos no saco embrionário do óvulo. IV. Na fecundação do óvulo de uma angiosperma, os dois núcleos espermáticos do tubo polínico fundem-se com o núcleo da oosfera.
Estão corretas as afirmativas:

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.


Após a dessecação, as sementes de determinadas plantas entram em estado quiescente (de repouso), enquanto as de outras plantas tornam-se dormentes.

A palinologia (estudo do pólen) é uma importante ferramenta na obtenção de evidências que podem vir a contribuir para a elucidação de diversos tipos de crime. Em geral, cada ambiente apresenta um padrão específico de distribuição de pólen, porque isso reflete a variedade das espécies que o compõem e em qual proporção. Assim, a análise da composição do pólen coletada em uma investigação pode ajudar a identificar, por exemplo, o lugar de deposição de um cadáver ou associar suspeitos e objetos ao local de um crime. Com relação à biologia dos grãos de pólen e seu uso na investigação forense, analise as afirmativas a seguir.
I. Os grãos de pólen são considerados, juntamente com os vasos condutores, uma adaptação essencial à sobrevivência vegetal no ambiente terrestre. Tais estruturas estão presentes em pteridófitas (samambaias), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com flores). II. Os grãos de pólen coletados na roupa de um suspeito podem, se colocados para germinar, dar origem a novas plantas, que, após identificação, podem indicar locais frequentados por ele. III. O transporte dos grãos de pólen pode ser feito pelo vento, pela água ou por animais. O cheiro e as cores de certas flores são fundamentais para a atração de agentes polinizadores, como abelhas, morcegos e moscas.
Está correto o que se afirma em

Aproximadamente,30% da área do município de São Paulo são cobertos por remanescentes de Mata Atlântica, representados em verde na figura a seguir.


Nesses remanescentes, ainda hoje, é possível identificar novas espécies, como a descoberta de um novo tipo de canela-sassafrás (Ocotea koscinskii, Baitello&Brotto), encontrado na região sul da cidade de São Paulo. Essa planta produz fruto, de cuja semente é extraído um óleo de propriedades medicinais.


Pelas características descritas, essa planta pertence ao grupo das