Filtrar


Questões por página:
As flores são estruturas presentes no grupo das angiospermas, onde se encontram evidentes os elementos relacionados com a reprodução sexuada. Um dos elementos florais, considerando uma flor completa, são os verticilos florais, que são conjuntos de folhas modificadas, formando estruturas como:
I. Gineceu: conjunto de estames. II. Androceu: formado por um ou mais pistilos. III. Corola: conjunto de sépalas, geralmente verdes. IV. Cálice: conjunto de pétalas, que podem ser de diversas cores.
Estão INCORRETAS as afirmativas
Nos vegetais, os diversos tipos de tecidos seguem padrões de distribuição característicos, dependendo da parte da planta, de seu grupo taxonômico, ou de ambos. As figuras a seguir representam a distribuição característica dos feixes vasculares encontrada em angiospermas.
Imagem associada para resolução da questão
As figuras A e B representam, respectivamente:
Angiospermas são as plantas mais evoluídas, sendo representadas pelo milho e o feijão. Possuem raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes, protegidas por capa de celulose. A reprodução nas angiospermas e a planta adulta são chamadas, respectivamente, de

“O amapá, Parahancornia fasciculata, é uma árvore de grande porte que deu nome ao Estado do Amapá. Suas flores são pequenas, brancas e perfumadas, tubulares, de 5 pétalas soldadas entre si. A floração ocorre em diferentes períodos do ano, principalmente em abril ou setembro. O fruto é esférico, avermelhado a arroxeado, de casca lisa, suave e de polpa inicialmente translúcida e amarelada, depois pastosa e alaranjada, doce. As sementes são alvas, ovais, achatadas.

O leite do amapá, forte e amargo, é remédio e tônico poderoso usado por populações rurais e urbanas há centenas de anos, e estudos recentes comprovaram a ação analgésica e anti-inflamatória da espécie”.

(adaptado de http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=660)


O amapá é uma Angiosperma, grupo vegetal de ampla distribuição no planeta. Das características citadas a seguir, assinale aquela(s) exclusiva(s) deste grupo.

Encontrada em São Paulo, na metrópole e adjacências, o agave (Agave sp.) tem origem na América Central. Sua capacidade de expansão é extremamente agressiva, não deixando espaço para outras plantas. A dispersão é via bulbilhos que, ao caírem ao solo, desenvolvem-se em novas plantas. O agave tem o potencial de tomar a Mata Atlântica secundária e o Cerrado, devendo ser evitado seu uso em futuros projetos de paisagismo e plantios urbanos.


Com relação ao agave, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É uma espécie exótica, mas não invasora.

( ) Tem o potencial de provocar a perda de biodiversidade em ecossistemas.

( ) O agave não passou pelo processo coevolutivo local e estabeleceu uma relação de competição com as espécies nativas.


As afirmativas são, respectivamente,