Questões de Concurso
Filtrar
6 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 2
Questões por página:
( )Ginástica Preparatória
( )Ginástica compensatória
( )Ginástica de Relaxamento
1- É realizada durante o expediente, uma pausa ativa visando quebrar a rotina do trabalhador com exercícios que compensem seus esforços repetitivos por meio de exercícios de descontração muscular e relaxamento, pode ser praticada no próprio local onde o trabalhador executa sua atividade, mesas do escritório, junto às máquinas e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas como por exemplo as mais comuns na atualidade dos profissionais de escritório/Home Office que são provenientes dos vícios posturais. Este tipo de atividade visa proporcionar a compensação e o equilíbrio funcional, assim como a recuperação ativa, de forma a aproveitar as pausas regulares durante a jornada de trabalho para exercitar os músculos correspondentes e relaxar os grupos musculares que estão em contração durante o trabalho, prevenindo a fadiga muscular.
2-É realizada antes do horário de trabalho, também chamada de fase de aquecimento, ativa e estimula os músculos e ligações que serão usados durante a jornada de trabalho. Também ajuda a equipe a despertar, por promover a circulação sanguínea e de oxigênio.
3- É realizada no fim do expediente e é baseada em exercícios de alongamento, servindo para reparar o desgaste da jornada de trabalho, automassagem, exercícios respiratórios, exercícios de flexibilidade e meditação. Tem objetivo de promover o descanso e a volta à calma, garantindo a redução do estresse, alivia as tensões, problemas em casa e no trabalho, com consequente melhoria da função.
I - A ginástica laboral pode ser entendida como uma série de exercícios aplicados aos trabalhadores. II - A ginástica laboral pode ser entendida como conjunto de práticas físicas elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente, visando compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho, relaxando e tonificando-as, e ativar as que não são tão requeridas. III - A ginástica laboral envolve uma gama de exercícios específicos de promoção do alongamento, de coordenação motora e de relaxamento, executados nos mais diversos setores e/ou departamentos da empresa. IV - A ginástica laboral tem como objetivo primordial de gerar a prevenção e minimização dos casos de Lesões por Esforços Repetitivos – LER’s e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT.
I. Originalmente denominado de PAR-Q tratava-se de um questionário composto por 14 itens (perguntas), elaborado pelo Ministério da Saúde da província canadense de British Columbia. II. O formato revisado assumiu a denominação rPAR-Q, o questionário passou a englobar as sete perguntas consideradas mais efetivas na detecção de contraindicações médicas ao exercício físico. III. Consiste em estimar o tempo semanal gasto em atividades físicas de intensidade moderada e vigorosa, em diferentes contextos do cotidiano e ainda o tempo despendido em atividades passivas, realizadas na posição sentada.
Sobre esta forma de avaliação, estão corretas as afirmativas:
A ginástica laboral pode ser situada como um programa de intervenção, composto por uma série de exercícios físicos realizados durante e no local de trabalho, com objetivo de melhorar a aptidão física relacionada à saúde. Sobre a Ginástica Laboral analise as afirmativas a seguir.
I. Realizada durante a jornada, interrompe a monotonia operacional, com a realização de exercícios específicos de modo a remediar esforços repetitivos ou estruturas sobrecarregadas e as posturas solicitadas nos postos de trabalho.
II. Tem como objetivo promover alguns minutos de atividades físicas para que o trabalhador possa meditar e aumentar sua consciência corporal, possibilitando um maior conhecimento de seu corpo e um aprendizado motor, de modo a reduzir a ansiedade e a tensão.
III. Tem como objetivo principal preparar os funcionários, ativando sobretudo os grupos musculares que serão solicitados nas tarefas profissionais, proporcionando também maior disposição.
Segundo Lima (2018) os tipos de ginástica laboral apontados nas afirmativas I, II e III são respectivamente: