Filtrar


Questões por página:
A infecção do trato urinário (ITU) é a mais comum dentre as infecções bacterianas. Cerca de metade das mulheres terá uma ITU durante a vida, sendo que 30% delas já terão tido pelo menos um episódio de ITU antes dos 24 anos de idade.
Sobre as causas e implicações clínicas relacionadas a este processo infeccioso, analise as afirmativas a seguir.
I. Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de ITU estão o uso de espermicidas, novo parceiro sexual, mãe com histórico de ITU e antecedente pessoal de ITU durante a infância. II. Em casos selecionados, em que o tratamento da bacteriúria assintomática se faça necessário, o antibiótico a ser prescrito e a duração do tratamento devem ser os mesmos da ITU sintomática. III. Pacientes com pielonefrite aguda não complicada, que estejam em bom estado geral, com sintomatologia controlada e com boa aceitação de medicação por via oral, o tratamento pode ser realizado de forma ambulatorial. IV. Na suspeita de ITU recorrente, em mulheres sem fatores de risco e com menos de 40 anos a investigação de complicações com exames de imagem e/ ou cistoscopia é mandatória.

Assinale a alternativa correta:
Leia o seguinte trecho:
“Importantes e frequentes, os corrimentos, vaginal ou uretral, têm como um dos principais agentes etiológicos ______”.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
O Índice de Choque (IC) é um parâmetro clínico cada vez mais utilizado na estimativa de perda sanguínea nas Hemorragias Pós -parto suspeitas ou confirmadas. O IC pode ser calculado dividindo a frequência cardíaca materna pela pressão arterial sistólica (FC/PAS). Em relação aos valores de IC, interpretação e conduta mais apropriada, assinale a alternativa correta.
A Hemorragia Pós -parto é uma das principais causas de morbimortalidade materna no mundo. Em 2018, a OPAS/OMS, propôs ao Ministério da Saúde o desenvolvimento da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia - Brasil (0MMxH). O manejo ativo do terceiro período (MATP) do trabalho de parto é capaz de reduzir significantemente o risco de perdas sanguíneas. Em relação a ele, assinale a alternativa que não contenha a medida recomendada .

Mulher de 38 anos, secundigesta, histórico de parto cesárea há um ano,40 semanas e 2 dias de gestação, encontra -se em trabalho de parto fase ativa com 7 cm de dilatação cervical e 4 contrações uterinas de 60 segundos, apresentando abdome com aspecto segundo Figura 4, abaixo. Solicita anestesia de parto por dor intensa, porém, minutos antes, apresenta sangramento vaginal em moderada quantidade, melhora súbita da dor e remissão das contrações uterinas. Em relação ao provável diagnóstico e conduta, assinale a alternativa correta.



Imagem associada para resolução da questão