Filtrar


Questões por página:
“O metano dura bem menos na atmosfera que o CO2, mas sua capacidade de reter calor é 21 vezes maior; a do N2O é 310 vezes maior que a do CO2. O metano produzido no fundo dos oceanos pela decomposição de material orgânico, principalmente nas crateras, que chega à superfície marinha deve contribuir com algo entre 1% e 5% das emissões globais desse gás para a atmosfera, de acordo com uma estimativa do Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha e do Centro de Ciências Ambientais Marinhas (Marum) da Universidade de Bremen, ambos da Alemanha, publicada em 2013 na Nature Geoscience”. (FIORAVANT1,2018).

Considerando a formação do metano, a partir da reação:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta qual seria a quantidade em quilocalorias, em valor absoluto, envolvido na formação de 1 mol de metano dadas as seguintes variações de entalpia de combustão: Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa correta.


Ao misturarmos o volume de um copo de álcool anidro com o volume correspondente a quatro copos de gasolina, portanto, a mistura em porcentagem aproximada, em volume de álcool será ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Na bancada de um laboratório, há ampolas de 10mL de bicarbonato de sódio 8,4%, lacradas e na validade. O total de ampolas que deve ser utilizado na adição em água destilada para o preparo de 50mL de solução aquosa de bicarbonato de sódio 2,0% é equivalente a:
No laboratório de análises clínicas, foi solicitado, para fins de conservação de amostra, o preparo de 400mL de solução aquosa de cloreto de sódio 0,03M. A quantidade necessária em miligramas de cloreto de sódio para a preparação da solução solicitada é de:
Dados: massa molar do NaCl = 58,5g/mol
Ao longo do século XX, a indústria farmacêutica produziu uma série de novas drogas. Na década de 1960, por exemplo, químicos norte-americanos sintetizaram o flurbiprofeno, um anti-inflamatório não-esteroide usado em casos de artrite e de dor de dentes. Uma amostra de 6,1mg de flurbiprofeno foi analisada e revelou a presença de 4,5 mg de carbono e, ainda, que a massa molar do composto é 244g . mol–1 .
O número de átomos de carbono presentes na fórmula molecular do flurbiprofeno é igual a