Filtrar


Questões por página:
A respeito da evolução do capitalismo ao longo da história e de temas correlatos, julgue o item.

A invasão da Ucrânia, integrante da União Europeia e da zona do euro, pela Rússia produziu forte impacto nos mercados financeiros da Europa, já afetados pelo processo conhecido como Brexit — a saída do Reino Unido do bloco.
A pauta predominante no exterior em 2016 foi o terror. Uma série de atentados marcaram esse ano deixando centenas ou milhares de mortos. Um dos principais conflitos onde mais de 400 mil pessoas morreram e milhares se transformaram em refugiados ocorreu:
Leia a imagem a seguir:

A imagem retrata em forma de charge, um dos maiores atentados contra a democracia e a liberdade de expressão que aconteceu em janeiro de 2015, em Paris, contra:
O Oriente Médio apresenta um quadro extremamente rico de situações que merecem alguma reflexão[...]. São cotidianamente noticiadas crucificações, imolações, execuções em massa e degolas coletivas que nos demonstram que não estamos assistindo a um filme sobre a Idade Média, sobre a invasão dos bárbaros. O que vemos hoje, invasões, pilhagens, estupros, escravidão, não são resultantes de uma ficção. Fonte: Revista da EMERJ v.18 - n.68 – 2015. (Adaptado)
O texto faz referência a um grupo terrorista estabelecido em 2006. Pretendendo a criação de um novo Estado, baseado em princípios religiosos do Islã, com a instituição de um califado, esse grupo detém parte do território do Iraque e da Síria. O texto se reporta, então, ao grupo conhecido como
Ativistas bombardeiam Ban Ki-moon com críticas à Rio+20. Por Javier Tovar e Luciana Bruno.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, recebeu nesta sexta-feira 36 ativistas ambientais e sociais participantes da Cúpula dos Povos que expressaram sua "frustração" com a falta de resultados concretos na Rio+20 e prometeram mobilizações globais. "A Rio+20 foi decepcionante. Para os 175 milhões de membros de organizações que representamos há um profundo sentimento de raiva e frustração. Não há prazos, não há medidas concretas, não temos nenhuma garantia (...) e para o meio ambiente, estamos andando para trás", disse Sharon Burrow, membro da Confederação Sindical Internacional (CSI), após a reunião. O documento final para preservar o meio ambiente e combater a pobreza que será aprovado por líderes nesta sexta-feira é "abstrato e não corresponde à realidade", disse a jornalistas Kumi Naidoo, do Greenpeace International."O que vemos aqui não é o mundo que queremos, é um mundo em que as corporações poluidoras e aqueles que destroem o meio ambiente dominam", completou.

(http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ativistas-bombardeiam-ban-ki-moon-com-criticas-a-rio-20. Acessado em 25/06/2012).

Considerando-se as críticas relacionadas à Rio+20, é CORRETO afirmar que: