Filtrar


Questões por página:
A guerra na Ucrânia tem causado milhares de mortes e mobilizado bilhões de dólares de equipamento militar. Devido a problemas de recrutamento e crescente pressão internacional, a Rússia usou como estratégia a contratação de mercenários. Esses combatentes terceirizados se tornaram uma grande força de assalto na guerra, e inclusive protagonizaram um motim contra o alto comando russo. Qual das opções abaixo se refere a esse grupo mercenário contratado por Moscou para atuar no território ucraniano?
O primeiro mês do ano foi marcado por uma guerra iminente entre a Rússia e a Ucrânia, no:
Recentemente os Estados Unidos anunciaram um Plano de Paz para lidar com os conflitos entre Palestina e Israel, são pontos abordados neste plano:
I. Possibilitar a criação de um Estado palestino com mais que o dobro do tamanho do território atual, mas sem exército e Força Aérea e sob controle de Israel a oeste do rio Jordão. II. Estabelece Jerusalém como capital indivisível tanto Palestina, como israelense, com duas embaixadas estadunidenses em cada setor, reconhecendo a soberania de ambos os países. III. Congelar futuras ocupações do território palestino durante quatro anos, enquanto ocorrem as negociações de criação do estado da Palestina. IV. Conceder o direito de retorno de palestinos refugiados a regiões perdidas para Israel em conflitos anteriores, anistiando a irregularidade legal na qual estão atualmente.
Estão corretos:
“A guerra civil nesse país começou em 2011 com protestos antigoverno que foram reprimidos de maneira sangrenta. A revolta popular deu origem a uma guerra civil entre as forças leais ao presidente Bashar al-Assad e oposicionistas. Fato que acabou gerando o êxodo de milhares de refugiados para a Europa.” O país em questão é:
"Um atentado suicida contra edifícios da segurança curda na cidade de Qamichli, no norte da Síria, deixou ao menos 44 mortos e 140 feridos nesta quarta-feira (27/07/2016). Segundo um balanço divulgado por meios de comunicação oficiais sírios, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, segundo a CNN. Qamichli é controlada principalmente por curdos, mas as forças governamentais sírias cuidam do aeroporto e de alguns bairros da cidade, afirma a AP.”
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/07/1795833-pelo-menos-44-morrem-e-dezenas-sao-feridos-em-explosoes-nonorte-da-siria.shtml.)
Os curdos, a que se refere a reportagem,