Questões de Concurso
Filtrar
61 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 13
Questões por página:
A partir das composições dos cinco alimentos mostrados na tabela precedente, julgue os itens que se seguem, com base no GuiaAlimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.
Os alimentos 1 e 4 são classificados como alimentos processados.
O grupo 1 classificou arroz, feijão, verduras, coalhada e farinha de mandioca como A, alegando que limpeza, remoção de partes não comestíveis, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, moagem e fermentação são exemplos de processos mínimos que transformam alimentos in natura em minimamente processados. O grupo 2 classificou biscoitos recheados, macarrão instantâneo e salgadinhos de pacote como D, alegando que esses alimentos possuem teor reduzido de fibras, devido à ausência ou à presença limitada de alimentos in natura ou minimamente processados. O grupo 3 classificou cebola preservada em salmoura, atum enlatado, extrato de tomate, pão feito de farinha, levedura, água e sal como C, alegando que é recomendável limitar o uso de alimentos processados, que devem ser consumidos em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados.
Considerando-se as classificações e justificativas apresentadas pelos três grupos nessa situação hipotética, é correto afirmar que
O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) apresenta orientações sobre alimentação saudável e adequada. No que se refere às informações presentes nesse guia acerca de alimentos ultraprocessados, julgue o item a seguir.
São exemplos de alimentos ultraprocessados cereais açucarados para o desjejum matinal, misturas para bolo e bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas.
O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) apresenta orientações sobre alimentação saudável e adequada. No que se refere às informações presentes nesse guia acerca de alimentos ultraprocessados, julgue o item a seguir.
O referido guia indica que alimentos ultraprocessados sejam consumidos, no máximo, entre duas a três vezes por semana.
Alimentos ultraprocessados são aqueles que apresentam origem industrializada, sendo produzidos inteiramente a partir de substâncias extraídas de alimentos e(ou) derivadas de constituintes de alimentos.