Filtrar


Questões por página:
A hanseníase é uma doença bacteriana que requer atenção e acompanhamento prolongado. Acerca da bactéria é responsável pela hanseníase, marque (V) para verdadeiras e (F) para Falsas:

(__)Mycobacterium leprae.
(__)Escherichia coli.
(__)Staphylococcus aureus.

Em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Visualizar Questão Comentada
A hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. Não é considerado como sinal ou sintoma dessa doença:
Visualizar Questão Comentada
É uma doença infecciosa e transmissível, de evolução crônica. Sabe-se que é uma das doenças mais antigas do mundo. Graças ao desenvolvimento da ciência, hoje tem tratamento e cura. A principal fonte de infecção é o homem. O contágio é direto, através da convivência do indivíduo suscetível com o doente. Em regiões endêmicas, a possibilidade de infecção é alta, sendo causada pelo bacilo de Hansen.
A descrição anteposta refere-se à:
Visualizar Questão Comentada

A bactéria Mycobacterium leprae, causa qual doença:

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann . Analise as afirmativas abaixo sobre essa doença.



I- A doença acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos (localizados na face, pescoço, terço médio do braço e abaixo do cotovelo e dos joelhos), mas também, pode afetar os olhos e órgãos internos (mucosas, testículos, ossos, baço, fígado, etc.).


II- É considerada doença aguda, de início rápido e insidioso.


III- Pode atingir pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e idosos.


IV- Tem evolução, em geral, de forma lenta e progressiva, podendo levar a incapacidades físicas.



É CORRETO o que se afirma em: