Filtrar


Questões por página:
“Em seus estudos Wallon apontou a influência decisiva que o meio tem sobre a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico da criança. Para este autor, desde as primeiras inserções da criança no mundo, ela já é exposta a uma linguagem afetiva (tônica) que facilitará seu ajustamento ao novo ambiente, evidenciando a motricidade como característica existencial e essencial deste processo. Assim, em seus estudos, pontuou alguns estádios do desenvolvimento infantil, ressaltando, sempre, a importância da função tônica, para a aprendizagem e relação.” (Gonçalves,2010.)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os estágios do desenvolvimento infantil segundo Wallon.

Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. Alguns autores contribuíram expressivamente para a Pedagogia na definição de como acontece o desenvolvimento humano em geral e o desenvolvimento infantil, em particular. Sobre as relações entre as concepções acerca do desenvolvimento e seus respectivos autores, analise.


I. Dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios. (Piaget)

II. Tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos. A criança se desenvolve com seus conflitos internos e, para ele, cada estágio estabelece uma forma específica de interação com o outro, é um desenvolvimento conflituoso. (Wallon)

III. Apoia-se na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas. (Vygotsky)


Estão corretas as afirmativas

Uma proposta concreta e consistente de educação por ciclos de formação humana foi realizada por Wallon no Plano Langevin-Wallon, que tinha como objetivo a reconstrução democrática da França, após a II Grande Guerra Mundial, através de uma ruptura com a escolaridade clássica de transmissão enciclopédica de conhecimentos. A educação por ciclo se justifica, segundo Wallon, pelo fato de que a educação deve ser adaptada ao homem e não aos interesses particulares ou transitórios da economia, política, nacional e internacional, das ideologias arraigadas em preconceitos, nacionalidades ou culturas. De acordo com esses princípios gerais, analise as perspectivas a seguir:

I. Quando a proposta surge com divisão de ciclos, ela não tem argumentação em favor de aumento de aprendizagem, mas de uma ressignificação do processo de aprender.

II. A proposta surge como a estrutura que possibilita a formação do ser humano, tanto como ser cultural, como ator social.

III. Os ciclos organizam a educação para que ela se adapte às características do desenvolvimento infantil, respeitando cada período de formação, antecipando formas de atividades sem forçar o educando a trabalhar com o conhecimento de formas adequadas.

IV. A educação organizada por ciclos deve promover a formação humana, incluindo os processos de comunicação através dos sistemas expressivos como atividades de dança, teatro, desenho, entre outros, como também na linguagem simbólica.

Estão corretos apenas os itens: