Filtrar


Questões por página:
Supondo que uma população está em equilíbrio de HardyWeinberg, ou seja, as frequências gênicas são mantidas constantes ao longo das gerações. Nessa população, existe uma doença determinada por um gene alelo “a”. O alelo “A”, que faz com que as pessoas nasçam saudáveis, possui dominância completa em relação ao “a”. Sabendo-se que a frequência do alelo “a” é de 30%, assinale a alternativa que indica corretamente a frequência de indivíduos saudáveis nessa população.
Em 1942, H. F. Klinefelter descreveu anormalidades associadas com quantidades anormais dos cromossomos sexuais, em alguns indivíduos que, hoje, são conhecidas como a síndrome de Klinefelter. Esses indivíduos têm fenótipo masculino, mas também podem apresentar algumas características sexuais secundárias femininas e, geralmente, são estéreis. Podemos afirmar que três quartos de todos os casos de síndrome de Klinefelter apresentam o cariótipo:
Visualizar Questão Comentada
“Uma mulher daltônica, cuja irmã apresenta visão normal e irmão daltônico, casa‐se com homem de genótipo desconhecido e desse relacionamento gera filha normal e filho daltônico.” Através desses dados, pode‐se afirmar que os pais dessa mulher apresentam qual genótipo descrito a seguir?
Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo?
Na espécie humana existem diversas anomalias cromossômicas, sendo que algumas delas são heranças ligadas aos cromossomos sexuais.

Sabendo-se que o daltonismo está relacionado à presença de um alelo (d) no cromossomo X, assinale a alternativa incorreta.