Filtrar


Questões por página:
A segunda metade do século XX viu surgir, na Amazônia brasileira, uma variante do chamado regionalismo crítico (segundo a terminologia do britânico Kenneth Frampton, em sua História Crítica da Arquitetura Moderna) na Arquitetura e Urbanismo. Dentre alguns de seus maiores expoentes, está o engenheiro-arquiteto Milton José Pinheiro Monte (1928-2012), de quem uma de suas obras é ilustrada a seguir, parte do complexo-sede do clube social Assembleia Paraense, localizado na cidade de Belém-PA.

Q44_1.png (489×497)
Q44_2.png (472×257)

Figura 17 Croquis, perspectivas e fotos do Complexo Assembleia Paraense, projeto dos anos 1990 de Milton Monte. Elementos do complexo AP por Milton Monte: Esboços tridimensionais, o Toc-Toc, o Central e o Salão de Festas (vistas e perspectiva). Fonte: Blog da Fau/LAFORA, fauufpa.org. Disponível em: https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em: https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em: 01 fev.2025.

Após observar a ilustração anterior, indique qual das alternativas condiz com a tradição amazônica de projeto arquitetônico.
A respeito das influências da Arquitetura Moderna no Urbanismo Brasileiro, é correto afirmar que:
A arquitetura moderna e contemporânea no Brasil é marcada por obras que combinam inovação técnica, estética e integração com o entorno. Esses edifícios refletem a visão singular de seus arquitetos e simbolizam a modernidade urbana e a identidade arquitetônica do país.
Relacione a descrição do edifício com a respectiva obra.

(1) Este prédio está apoiado em pilotis, possui a estrutura portante livre das paredes internas e brises-soleil. Tem azulejos de Portinari e jardins de Burle Marx.
(2) Uma edificação suspensa por enormes pórticos cria um vão livre de 74 metros, virando cartão-postal da cidade.
(3) Este edifício curvo abriga mais de mil apartamentos e comércio, sendo símbolo da modernidade urbana brasileira.
(4) Uma estrutura com 16 colunas em forma parabólica se abre para o céu, com vitrais coloridos iluminando o interior.

( ) MASP
( ) Edifício Gustavo Capanema
( ) Catedral de Brasília
( ) Edifício Copan

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
A história da arquitetura moderna e contemporânea é marcada por obras icônicas que revelam a visão e o estilo singular de grandes arquitetos. Cada edifício reflete não apenas a estética e a técnica de seu tempo, mas também a relação com o entorno, o uso dos materiais e a inovação projetual.
Relacione quatro dessas obras emblemáticas a seus respectivos arquitetos.

(1) Museu Pompidou - Paris,1977
(2) Casa Batlló - Barcelona,1904–1906
(3) Casa da Cascata - Pensilvânia,1936–1939
(4) Unité d’Habitation - Marselha,1947–1952

( ) Frank Lloyd Wright
( ) Antoni Gaudí
( ) Renzo Piano e Richard Rogers
( ) Le Corbusier

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), inaugurado em 1996, é uma importante referência da arquitetura brasileira e mundial, projetado por Oscar Niemeyer. O edifício se destaca pela forma escultural. Sobre o Museu de Arte Contemporânea, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Uma rampa interna em espiral é o elemento central do projeto, conduzindo os visitantes ao salão principal pela parte central da edificação, cuja planta é circular.
( ) O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é a única obra de Oscar Niemeyer construída na cidade, não havendo outros projetos do arquiteto na região.
( ) A estrutura do MAC foi executada integralmente com perfis metálicos ocultos, para dar a impressão de ser uma construção de concreto armado, mas com maior leveza.

As afirmativas são, respectivamente,