Filtrar


Questões por página:
O urbanismo tático é um termo recente e significa a abordagem para a construção e ativação de uma vizinhança, utilizando intervenções e políticas de curto prazo e baixo custo que permitam a imediata recuperação, redesenho ou reprogramação do espaço público. De maneira geral, esse entendimento vem inspirando arquitetos e teóricos contemporâneos, gerando como consequência, ações de criação ou melhoria de espaços públicos em vários lugares do mundo. Das opções abaixo, aquela que NÃO se encaixa nessa proposta de entendimento, escala e ação urbana é:

A figura a seguir ilustra uma execução técnica construtiva muito utilizada no Brasil colonial. Devido à abundância de matéria-prima e a relativa facilidade de execução, era caracterizada pelo uso do barro como matéria-prima da construção das edificações. Assinale a alternativa que corresponde à técnica descrita e ilustrada pela imagem.

 

“Então eu senti esse movimento, essa vida intensa dos verdadeiros brasilienses, essa massa que vive fora e converge para a rodoviária. Ali é a casa deles, é o lugar onde eles se sentem a vontade [...] Isso tudo é muito diferente do que eu tinha imaginado para esse centro urbano, como uma coisa mais requintada, meio cosmopolita. Mas não é. Quem tomou conta dele foram esses brasileiros verdadeiros que construíram a cidade e estão ali legitimamente [...]” Lucio Costa (1991). O excerto de Lucio Costa sobre Brasília faz referência a qual realidade?
Considerando a evolução dos traçados de cidades e vilas no Brasil Colonial, examinada pelo arquiteto e historiador Paulo Santos, as vilas de Manaus e de Barcelos, no estado do Amazonas, classificam‐se, respectivamente, como de traçados
O júri do concurso para o projeto do Pavilhão do Brasil na Exposição Internacional de Nova York, em 1939, classificou os anteprojetos em função de dois critérios. Assinale a opção que indica os critérios priorizados.