Filtrar


Questões por página:
O modelo de arquitetura e urbanismo conhecido como Modernista assume, em um primeiro momento, os princípios da Carta de Atenas (1933) como fruto do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM) e, em um segundo momento (pós Segunda Guerra Mundial), uma proposta de difusão tecnológica e de paradigma estético. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos princípios e características da arquitetura e urbanismo no movimento moderno.

Com relação aos traçados das cidades no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir.


I. Com o findar do século XVIII, sob a influência da engenharia militar, acentuou-se a preferência pelos traçados ortogonais nos projetos das povoações coloniais.

II. Na aparente desordem dos traçados das cidades coloniais existe uma incoerência orgânica e uma autonomia formal.

III. Os traçados das cidades coloniais que, inicialmente, apresentavam perfeita regularidade foram se tornando irregulares devido ao aumento populacional.


Está correto o que se afirma em

Em sua “Memória Descritiva do Plano Piloto” para Brasília, o arquiteto Lucio Costa escreveu que a solução apresentada “nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse”.


Este gesto foi representado, graficamente, na forma de

O projeto definitivo para o Ministério da Educação e Saúde foi elaborado pela equipe brasileira liderada por Lucio Costa, sob inspiração dos ideais corbusianos.


Assinale a opção que apresenta uma característica arquitetônica desse projeto, que se identifica com as ideias de Le Corbusier.

Um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil, apontado como “traidor” pelo grande promotor da arquitetura neocolonial, José Mariano Filho, por ter abandonado este estilo em detrimento do outro, foi o arquiteto