Filtrar


Questões por página:
Um dos bens imateriais sob análise para obter o registro é a esquina mais famosa da cidade de São Paulo: o cruzamento entre as avenidas São João e Ipiranga.
Imagem associada para resolução da questão

O instrumento legal que viabiliza a constituição do repertório de bens culturais integrantes do universo do patrimônio cultural a ser reconhecido, preservado e valorizado pelo Poder Público é denominado de
Imagem associada para resolução da questão

“Eu vou mostrar, eu vou mostrar / que o povo paulista também sabe sambar, / Eu sou paulista, gosto de sambar, / a Barra Funda também tem gente bamba, / somos paulistas e sambamos pra cachorro, / pra ser sambista não precisa ser do morro”. Trecho adaptado do samba “Eu vou mostrar”, de Geraldo Filme.
O Samba Paulista foi o primeiro patrimônio imaterial do Estado de São Paulo oficialmente reconhecido pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.
As afirmativas a seguir justificam corretamente a classificação do Samba Paulista como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, à exceção de uma. Assinale-a.
Como disparador da organização dos processos pedagógicos, o componente Arte no Ensino Médio visa a garantir uma “experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência”.
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias– São Paulo: SME / COPED,2021. São Paulo (SP), p.54.
O trecho caracteriza uma dimensão do conhecimento do componente Arte no Ensino Médio denominado de
Observe a planta e o corte da igreja moçárabe do século X de San Cipriano, em Valladolid (Espanha) e identifique os elementos arquitetônicos apontados pelas setas.
Imagem associada para resolução da questão

Os elementos arquitetônicos 1,2 e 3 são, respectivamente,
A respeito do valor pedagógico das danças afro-brasileiras em contexto escolar, é correto afirmar que valorizam uma dimensão