Filtrar


Questões por página:
“O avanço da presença indígena na academia e a revisão do cânone artístico têm fomentado a inserção de trabalhos produzidos por povos originários em museus de arte, ampliando sua presença para além de coleções etnográficas e arqueológicas. No Brasil, esse movimento ganhou força nos últimos anos. Instituições como a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo investem na aquisição de obras, organizam mostras e contratam curadores indígenas com a proposta de repensar seus acervos”.
Adaptado de QUEIROZ, Christina. Conquista de Território,2021, apud https://revistapesquisa.fapesp.br/conquista-de-territorio/
O fenômeno descrito é impulsionado pelo(a)
Elliot Eisner, teórico norte-americano da segunda metade do século XX, parte de um diagnóstico negativo dos objetivos, métodos e conteúdos que embasavam o ensino de artes nas escolas e propõe um novo tipo de abordagem.
Segundo esta abordagem, é correto afirmar que o ensino de artes
Nos diferentes níveis de desenvolvimento estético, o leitor do quinto estágio, chamado de “recreativo" por Abigail Housen, tem como característica:
Os movimentos artísticos do século XX que mais se destacaram foram: expressionismo; fauvismo; cubismo; abstracionismo; dadaísmo; surrealismo; op art e pop art. Os maiores pintores do século XX foram Henri Matisse e Pablo Picasso. Amigos e rivais, eles criaram novos estilos, exploraram vários campos da arte e influenciaram profundamente a história da arte. Atualmente, seus quadros são vendidos por dezenas de milhões de dólares.
(Fonte: EducaBras. Adaptado.)
Quando Pablo Picasso expôs seu quadro Les Demoiselles d’ Avignon foi introduzido o seguinte movimento artístico:
O ser humano começou a manipular sons espontaneamente, pois o som está presente no universo, assim como na natureza humana. Ao perceber sons de sua própria voz e articulá-los, os ancestrais do ser humano começaram a imitar o canto dos pássaros; percutindo troncos ocos, começaram a sentir os transes do ritmo repetitivo; tangendo cordas esticadas e assoprando em pedaços de bambu, descobriram novos timbres. No princípio, as descobertas sonoras aconteceram de forma intuitiva, mas a música evolui pelas diversas etapas da história da humanidade. A base de todos os sistemas musicais que existiram e existem no mundo são as notas musicais e a notação musical vem sendo desenvolvida durante séculos e nos permite representar estruturas sonoras com relativa precisão. Para compreender o musical, é necessário observar os seus elementos separadamente. Identifique a que elementos da linguagem musical estão atrelados os conceitos a seguir; analise-os.
I. Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva que se desenvolve linearmente, com coerência rítmica e um sentido de identidade própria. É representada na notação musical de forma horizontal. II. Conjunto de sons tocados de forma simultânea. No campo da música, estuda as relações entre os intervalos, componentes dos acordes e seus níveis de consonância ou dissonância. Na notação musical, é representada de forma vertical em ordem e proporção, onde estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia. III. Normalmente é constituído pela combinação de sons e silêncios de diversas durações que se desenvolvem em padrões de acordo com as pulsações do tempo musical. IV. Verifica a velocidade das pulsações do tempo musical. V. Confere à obra musical um sentido de coerência e interpretação.
Assinale a alternativa correta.